Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

ABBA – poucos admitem, mas todo mundo adora

Relembre os sucessos do grupo que vendeu cerca de 400 milhões de discos em sua carreira

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 jul 2018, 12h12 - Publicado em 3 jul 2018, 12h12

Fenômeno musical nos anos 70 e 80, o ABBA é uma das bandas de maior sucesso da história e criadora de hits que ficaram na memória, mesmo que a gente não admita isso em público.

Criado na Suécia no início dos anos 70, o grupo alcançou o sucesso mundial em 1974, com a música Waterloo, com a qual venceram o festival Eurovision de música. Com essa canção, eles atingiram o topo das paradas britânicas naquele ano, feito inédito para a banda, que era conhecida até aquela data apenas em seu país de origem.

 

ABBA canta Waterloo no Festival Eurivision, em 1974

Continua após a publicidade

 

Agnetha, Benny, Björn e Anni-Frid, cujas iniciais formam o nome da banda, começaram a tocar juntos em 1970, mas só formaram o grupo oficialmente em 1972. Agnetha e Björn se casaram meses antes da formação, mas os outros dois, os amigos Benny e Anni-Frid, só se apaixonaram depois, e acabaram se casando em 1978, no auge da fama do quarteto.

A partir de 1975, o ABBA emplacou um hit atrás do outro, ganhando o mundo com suas músicas com letras simples, mas arranjos vocais complexos e ritmos cativantes. O desfile de sucessos incluía Honey Honey, SOS, Mamma Mia e Fernando, sendo esta última a faixa que tornou o grupo conhecido também no Brasil.

 

Fernando, a primeira música do grupo a fazer sucesso no Brasil

Seguiram-se sucessos como Money Money Money, Knowing Me Knowing You e Dancing Queen, um dos mais lembrados hits da era das discotecas, e a primeira música do ABBA a ficar no topo das paradas americanas. Nesta fase, outras músicas fizeram grande sucesso no Brasil, como Chiquitita, Gimme! Gimme! Gimme!  e I Have a Dream.

Gimme! Gimme! Gimme!, de 1979, foi até sampleada por Madonna em sua música Hung Up

Continua após a publicidade

Em 1980, Björn e Agnetha se divorciaram, e isso influenciou o estilo do grupo. O álbum Super Trouper, lançado naquele ano, trouxe letras mais pessoais e melodias um tanto quanto melancólicas. É desse álbum uma das mais conhecidas da banda, The Winner Takes it All, inspirada na separação do casal.

The Winner Takes it All, aqui com tradução

Continua após a publicidade

O grupo se dissolveu em 1982, depois que Benny e Anni-Frid também se divorciaram. O último álbum do grupo, The Visitors, foi lançado em 81, e teve o último grande single do quarteto, One of Us, mais uma faixa inspirada nos problemas pessoas dos casais. Ainda no auge, e lotando os shows, eles decidiram interromper a carreira como um grupo, e se dedicar a projetos solo. O grupo durou oficialmente 10 anos, portanto.

Tantos sucessos, tantas músicas memoráveis geraram um projeto ousado: o filme Mamma Mia, que está completando 10 anos de lançamento este mês. O filme é baseado em uma peça de teatro e é todo costurado por músicas do ABBA. Meryl Streep e Pierce Brosnan estão no elenco desta comédia que quebrou todos os recordes de bilheteria na Inglaterra em 2008, feito que era do filme Titanic. Os quatro membros originais do ABBA compareceram à estreia do filme em Estocolmo, naquele ano. O filme terá uma continuação a ser lançada ainda este mês.

Trilha do filme Mamma Mia, que completa 10 anos em 2018.

Continua após a publicidade

Em 2016, eles anunciaram que vão fazer uma turnê digital a partir deste ano de 2018, e para isso se reuniram para gravar duas novas músicas, o que não acontecia desde 1982. O ABBA ainda tem fôlego pra criar canções que não serão tão facilmente esquecidas.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.