Nova adaptação de videogame, ‘Until Dawn’ tem boa ambientação de terror
Filme dirigido por David F. Sandberg, de Annabelle 2, acompanha a viagem de um grupo de adolescentes a uma cabana em uma estação de esqui isolada

Mais um jogo eletrônico ganhou sua versão filme. “Until Dawn” não chega perto de criar a atmosfera aterrorizante da obra original homônima, mas faz um trabalho satisfatório. O filme do sueco David F. Sandberg (Annabelle 2) acompanha a viagem de um grupo de adolescentes a uma cabana em uma estação de esqui isolada no Canadá. A ocasião parece despretensiosa: refazer os últimos passos da irmã desaparecida de Clover (Ella Rubin). Mas o fim de semana de reunião e diversão vira um terror quando um serial killer mascarado surge à espreita e começa a persegui-los na neve. Um massacre sangrento toma conta do lugar, enquanto eles tentam sobreviver até o sol nascer.
No videogame o jogador pode definir o desfecho dos personagens ao decidir as ações de cada um. O longa tenta preservar essa qualidade ao criar um loop em que cada decisão leva a uma morte diferente. O filme assusta, graças aos estilos gore e slasher (subgêneros do terror) e uma boa ambientação. Por outro lado, a criatividade na direção e roteiro poderia ter sido mais explorada na execução das mortes, por exemplo, que quase sempre envolvem um objeto cortante.
Publicado em VEJA São Paulo de 9 de maio de 2025, edição nº2943.