Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Mattheus Goto

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um guia com críticas, notícias, entrevistas e eventos sobre as estreias da semana no cinema e no streaming
Continua após publicidade

Mostra Ecofalante de Cinema reúne filmes com temáticas ambientais

A vasta programação tem exibições gratuitas, além de debates e encontros

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 jul 2024, 18h17 - Publicado em 25 jul 2024, 18h04

A 13ª Mostra Ecofalante de Cinema começa na próxima quinta-feira (1º) em 21 salas de cinema da capital paulista, com entrada gratuita. São 122 filmes de 24 países, com um longa de Werner Herzog entre os destaques. O evento que promove o audiovisual ligado a temáticas socioambientais conta ainda com debates e encontros.

Novidade da 13ª edição, a mostra competitiva Competição Territórios e Memória, exclusiva para produções brasileiras, se junta a outras dez seções presentes no evento. Competem 27 longas, produzidos ao redor do Brasil, em onze estados e no Distrito Federal.

Nas Sessões Especiais, o destaque é a exibição de O Fogo Interior: Um Réquiem para Katia e Maurice Krafft, do renomado cineasta alemão Werner Herzog, sobre o casal pioneiro de vulcanólogos que dá nome ao longa. Ele será exibido no dia 1º de agosto, às 21h, no Cine Satyros Bijou, e no dia 10, às 21h15, no Reserva Cultural.

O francês Luc Jacquet, vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2005 por A Marcha dos Pinguins, leva ao festival Antártica: Continente Magnético, como parte do Panorama Internacional Contemporâneo.

Continua após a publicidade
luc-jacquet-mostra-ecofalante
Cena de ‘Antártica: Continente Magnético’, de Luc Jacquet (Mostra Ecofalante/Divulgação)

Na seção Panorama Histórico, três cineastas da América Latina serão homenageadas: a cubana Sara Gómez (1942-1974), a colombiana Marta Rodríguez e a venezuelana Margot Benacerraf, falecida em maio deste ano.

Outras produções a serem exibidas incluem a participação de nomes como Laura Dern, Gaby Amarantos, Woody Harrelson, Donald Glover, Davi Kopenawa e Ailton Krenak.

Haverá ainda um ciclo de filmes que celebra os 30 anos do Instituto Socioambiental (ISA), uma sessão infantil – no dia 11 de agosto, às 15h, no Reserva Cultural – e o 1º Encontro A Sustentabilidade na Indústria Audiovisual, no dia 9, às 10h, com uma discussão sobre a implementação de práticas sustentáveis na indústria audiovisual, também no Reserva.

Continua após a publicidade

Além do Reserva Cultural e do Cine Satyros Bijou, as sessões e debates da 13ª Mostra de Cinema Ecofalante acontecem no Centro Cultural São Paulo, no Nave Coletiva e nas unidades do Circuito Spcine do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e em 15 Centros Educacionais Unificados (CEUs).

A mostra acontece até o dia 14 de agosto e a programação completa pode ser conferida no site ecofalante.org.br.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.