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Por Por Marcelo Copello
Especialista na bebida, Marcelo Copello foi colunista de Veja Rio. Sua longa trajetória como escritor do tema inclui publicações como a extinta Gazeta Mercantil e livros, entre eles "Vinho e Algo Mais" e "Os Sabores do Douro e do Minho", pelo qual concorreu ao prêmio Jabuti
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Os dez motivos que nos levam a comprar um vinho

Uma série de fatores influencia na hora da escolha, desde preços e origem até a narrativa sobre a bebida

Por Marcelo Copello
1 mar 2024, 06h00

Uma série de fatores, conscientes e inconscientes, objetivos e subjetivos, influenciam na hora que decidimos comprar um determinado vinho. Enumerei dez destes fatores mais importantes:

1. PREÇO

Talvez o principal fator — quanto estou disposto a gastar naquele momento. Quando muito baixo, o preço põe a bebida na categoria de commodity, ou genérico. Quando alto, o preço pode colocar um rótulo como “objeto de desejo”. Às vezes, não é o valor da etiqueta que vende, mas o desconto.

2. EMBALAGEM

O design do rótulo e da garrafa influenciam enormemente em garrafas mais em conta. Quanto mais você conhece sobre a bebida, menos a aparência influenciará.

3. GOSTO PESSOAL

O gosto pessoal de quem vai beber e também a memória afetiva influem, pois pode-se ter uma história pessoal com um determinado vinho.

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4. ORIGEM

Para quem conhece um pouco mais, uma boa origem, um bom produtor, as uvas, o terroir, o método de elaboração, certificações, ajudam na decisão de compra.

5. SOCIAL

O que os outros vão pensar deste vinho — em especial se for presente ou para levar para um evento com amigos. Nesse aspecto, saem vencendo as grandes marcas, mais famosas e aceitas.

6. MARCA

A reputação de uma marca torna a bebida uma compra segura, socialmente aceita ou objeto do desejo.

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7. RECOMENDAÇÃO

Uma opinião de confiança, seja de um especialista ou de um amigo.

8. PRÊMIOS

Medalhas, concursos e outros reconhecimentos positivos podem aumentar a atratividade de um rótulo.

9. MODA

Estilos que podem estar em voga, como aqueles envazados em ânforas. O beaujolais nouveau já foi uma febre.

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10. NARRATIVA

“Vinho se vende com história”. Uma história, real ou fictícia, pode ser um diferencial, ajuda a chamar à atenção ou criar conexão com o consumidor.

*MARKETING

Este 11º fator está embutido em vários itens enumerados acima, pois além de promoções e publicidade direta, o marketing está na embalagem, na construção da marca, nos prêmios, na experimentação no ponto de venda etc.

Os fatores enumerados acima podem se confundir e se misturar, e certamente influenciam de forma e intensidade diferente os diversos perfis de consumidores.

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LA PODEROSA SEMILLÓN 2021 Da reputada Bodega Del Fin Del Mundo, na Patagônia, Argentina, elaborado com 100% sémillon, com dois meses de amadurecimento em tanques de aço inox. Cor amarelo palha. Aromas frutados de abacaxi, lichia, pera e pêssego. Paladar leve fresco e macio, com 14% de álcool. R$ 69,90 na Evino.

PUEBLO DEL SOL ROBLE TANNAT 2020 Da vinícola Pueblo del Sol, de Canelones, no Uruguai, amadurece quatro meses em barricas de carvalho francês e americano. Cor rubi escura. Aroma de frutas vermelhas, morango, framboesa, café, tostados. Paladar de médio corpo, taninos levemente presentes, 13,5% de álcool, acidez equilibrada. R$ 58,71 na Wine.

CUVÉE BLANCHE BRUT KALEIDOSCOPE Do produtor Maison Castel, com uvas variadas e várias regiões da França. Chama atenção pela decoração da garrafa que remete a um caleidoscópio. Palha claro, frutado, pera, pêssego, flores brancas. Paladar leve e macio, com uma ponta de doçura, 11% de álcool, fácil de beber. R$ 64,90 na Evino.

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EDUARDO BERMEJO VALENCIA TINTO 2020 Da Bodegas Arráez, região de valência, na Espanha, elaborado com 100% tempranillo, com 50% do vinho amadurecido quatro meses em barrica de carvalho americano. Cor rubi entre clara e escura. Aroma de ameixa, amora, cereja, baunilha, defumados. Paladar de médio corpo, macio, com alguma doçura, 13% de álcool. R$ 64,59 na Wine.

Publicado em VEJA São Paulo de 01 de março de 2024, edição nº 2882

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