7 atores que foram dispensados pela Globo nos últimos tempos
Em nome da mudança de elenco, emissora decidiu não renovar a parceria de longo prazo com artistas consagrados
Depois de décadas mantendo por perto seus artistas mais consagrados, a Globo vem enxugando os contratos de longo prazo. Na última semana, as veteranas Malu Mader e Giulia Gam foram dispensadas depois de mais de trinta anos em regime de exclusividade com a emissora. O facão também pegou o novato Daniel Rocha.
Quem não teve o contrato renovado pode voltar ao canal em vínculos “por obra”. Em tempos de vacas já não tão gordas, a Globo estaria dando prioridade aos astros mais dispostos a emendar um trabalho no outro, como Marina Ruy Barbosa.
Oficialmente, a emissora diz estar promovendo uma renovação de elenco e ressalta que o quadro de exclusivos continua do mesmo tamanho. O vínculo com caras novas como Emílio Dantas, Bruno Cabrerizo e Vitoria Strada ganharam sobrevida. Nomes históricos como Gloria Pires, Fernanda Montenegro, Tarcízio Meira e Francisco Cuoco continuam firmes por ali por tempo indeterminado.
Se o fim dos laços com a empresa podem soar como perda de prestígio, por outro lado, traz mais liberdade. Além da chance de seguir na Globo por contratos mais curtos, esses atores agora podem disputar papéis na TV paga ou nas plataformas de streaming, por exemplo.
Abaixo, relembre alguns medalhões e atores mais novos que foram dispensados nos últimos dois anos.
Maitê Proença
Demitida no fim de 2016 logo após o fim da série Liberdade, Liberdade, a atriz soube pela imprensa que a parceria de 37 anos havia acabado. “Recebia um salário base e tinha que pedir para fazer um filme, comercial ou peça de teatro. E você recebe um adicional quando está aplicado em uma novela ou minissérie, por exemplo”, disse em entrevista ao Roda Vida em novembro do ano passado.
André Gonçalves
Está há pouco mais de um ano sem contrato com a emissora, que decidiu não renová-lo após 27 anos. Está cotado para ser um rival de Jesus na próxima novela bíblica da Record.
Carolina Ferraz
O vínculo da atriz com a Globo se rompeu em agosto do ano passado e não foi renovado. Carolina estreou nos anos 80 como apresentadora e participou de dezenas de novelas, a última delas Haja Coração (2016). Atualmente, está em cartaz no teatro em São Paulo com Que Tal Nós Dois?.
Isabela Garcia
Contratada desde os 4 anos de idade (ela estreou em um episódio da série Caso Especial), a atriz anunciou na virada do ano que seu contrato não fora renovado. Aos 50 anos, ela nunca havia trabalho em outra emissora.
Giulia Gam
O contrato terminou assim que a atriz completou trinta anos de casa. Vinda do teatro de Antunes Filho, ela tinha apenas 21 anos quando estourou como a protagonista Jocasta em Mandala (1987). De lá para cá, emplacou outras personagens marcantes em Que Rei Sou Eu? (1989), Dona Flor e seus Dois Maridos (1998) e Mulheres Apaixonadas (2003).
Malu Mader
Parte do seleto time de artistas que tinha a liberdade de escolher trabalhos, foi dispensada no início do mês. Daqui para frente, segundo a emissora, os contratos serão firmados na modalidade conhecida como “por obra”. Sua última grande protagonista foi na novela Celebridade (2003), reexibida atualmente no Vale a Pena Ver de Novo.
Daniel Rocha
Revelado do papel do homossexual Roni na novela Avenida Brasil (2012), também passará a assinar contratos por obra depois de sete anos de exclusividade. Perdeu nove quilos para estrelar a série Irmãos Freitas, baseada na vida do boxeador Acelino Popó, que estreará no canal Space. As gravações começaram no mês passado.