Imagem Blog

Liquidação e Cia.

Por Daniela Giorno Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A diretora de arte Daniela Giorno dá dicas de compras, promoções, achados e lojas.
Continua após publicidade

SPFW aposta em marcas sustentáveis e sem gênero

Fique por dentro das tendências apresentadas na semana de moda em São Paulo

Por danielagiorno
Atualizado em 26 abr 2019, 18h59 - Publicado em 26 abr 2019, 18h43

A 47ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), que termina neste sábado (27), compreendeu que era preciso renovar e apostou em etiquetas mais jovens no line up. Em comum, elas se importam com a questão de gênero, a sustentabilidade, os processos artesanais e o reaproveitamento de materiais excedentes da indústria.

Beira e Another Place levaram às passarelas peças que fogem dos esteriótipos e transitam entre o universo masculino e feminino. A grife gaúcha Också, que deve desfilar amanhã, seguirá na mesma linha.

Desfile da marca Another Place para o SPFW N47 (Marcelo Soubhia/Agência Fotosite/Veja SP)

Borana apresentou trabalho artesanal com aplicação de patchwork e peças de crochê de malha.

Crochê e patchwork em algumas peças da Borana (Zé Takahashi/ Agência Fotosite/Divulgação)

Uma peça de escama de peixe desidratada criada pelo estilista Lino Villa Ventura em 1999, por exemplo, foi reaproveitada em seu desfile. Assim como retalhos de couro descartados por varejistas fast fashion foram usados em coturnos.

Fabiana Milazzo, que tem um projeto de reaproveitamento de resíduos têxteis chamado Renovarte, se inspirou na obra de Vik Muniz em sua coleção e criou tecidos a partir de materiais descartados e com técnicas de upcycling.

Fabiana Milazzo se inspirou no trabalho de Vik Muniz para criar a coleção (Marcelo Soubhia/Agência Fotosite/Veja SP)

Flavia Aranha, que está há dez anos no mercado criando peças com materiais orgânicos, leva sua coleção para desfilar pela primeira vez amanhã. Aranha utiliza técnicas de tingimentos naturais como resto de pau-brasil e casca de jabuticaba para alcançar a paleta e cor desejada.

Continua após a publicidade

A maquiagem não ficou de fora: muitas marcas apostaram em cosméticos orgânicos, veganos, naturais, cruelty-free e agender. A marca brasileira sustentável Simple Organic assinou a beleza do desfile de Lenny Niemeyer e do João Pimenta, por exemplo.

Maquiagem da marca brasileira Simple Organic para Lenny Niemeyer (João Paulo Santos/Veja SP)

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.