Will Smith: após escândalo, ator pode ser indicado a mais um Oscar?
Astro de Hollywood é a estrela do filme 'Emancipation', que estreia em dezembro no AppleTV+
O ator Will Smith venceu seu primeiro Oscar este ano pelo filme King Richard, mas essa importante conquista ficou à sombra do tapa que deu no apresentador Chris Rock (após este fazer uma piada de mal gosto sobre sua esposa, Jada Pinkett Smith).
+Obsessão por produções sobre serial killers: será que passamos do limite?
Mesmo após um vídeo de pedido de desculpas a Rock e o claro afastamento de meses da indústria cinematográfica, Smith foi banido do Oscar por dez anos. Ele está impedido de comparecer a eventos organizados pela entidade, seja presencial ou virtualmente – o que inclui a cerimônia anual com a entrega de prêmios.
No entanto, o jogo pode virar daqui a uns meses. O AppleTV+ lançará em dezembro o filme Emancipation, estrelado por Smith e dirigido por Antoine Fuqua. A trama conta a história de Peter, homem escravizado que foge de uma fazenda de algodão do sul dos Estados Unidos para lutar contra o fim da escravidão durante a Guerra Civil.
O streaming está apostando alto na estreia do longa, uma vez que dezembro é um dos principais meses pré-temporada de premiações do cinema. Mas Will Smith poderá concorrer novamente à categoria de Melhor Ator caso conquiste os votantes de Academia?
A resposta é sim – aliás, ele pode até vencer a categoria. No entanto, ele não poderá subir ao palco para agradecer ou fazer isso de forma virtual. Pelo fato de estar banido por dez anos, Smith também não pode promover Emancipation em sessões especiais.
Mas a chance existe. Ao lado de Smith, os atores Brendan Fraser (The Whale), Colin Farrell (The Banshees of Inisherin) e Austin Butler (Elvis) também já são nomes cotados ao principal prêmio do cinema em 2023.