Wagner Moura e Elisabeth Moss dividem a cena em ótimo thriller do AppleTV+
Série Iluminadas já está disponível no catálogo com ator falando em português; novos capítulos serão lançados todas as sextas
✪✪✪✪ Iluminadas, série inédita do AppleTV+, estreou na última sexta-feira (29) no streaming e traz Elisabeth Moss e Wagner Moura no elenco principal. A trama, baseada no romance The Shining Girls de Lauren Beukes, possui uma atmosfera sombria que instiga a curiosidade logo nos primeiros minutos do episódio de abertura.
+Em Barry, série com 30 indicações ao Emmy, Bill Hader está ainda mais implacável
Moura interpreta o jornalista brasileiro Dan Velazquez. Ele trabalha em um jornal na cidade de Chicago e, apesar de possuir problemas com álcool, é um profissional dedicado a encontrar a resposta diante de crimes brutais que podem estar acontecendo há décadas.
Já Elisabeth (conhecida por sua interpretação na série The Handmaid’s Tale) encarna Kirby Mazrachi, uma arquivista do mesmo jornal em que Dan trabalha. A mulher poderia ter sido uma das vítimas fatais do assassino desconhecido, mas de alguma forma conseguiu sobreviver.
A série, cujos dois episódios iniciais são dirigidos por Michelle MacLaren (que já comandou episódios de Westworld e Game of Thrones), possui uma linha narrativa confusa, mas essa característica mostra-se proposital para provocar o espectador a todo o instante.
As idas e vindas no tempo apresentam, aos poucos, o serial killer de Iluminadas, interpretado por Jamie Bell. O estranho personagem parece ser um viajante do tempo, que utiliza tal poder para assustar e atacar suas vítimas com precisão.
Moura, que já havia ganhado atenção do mercado internacional após estrelar Narcos, série em língua espanhola, agora possui ainda mais espaço para exibir seu talento. Falando em inglês na maior parte do tempo (nas cenas com o filho, o espectador brasileiro poderá ouvi-lo falando em português), o ator convence na pele do complexo repórter. Ele atua lado a lado com Elisabeth, formando uma notável parceria na telinha.
+365 Dias: Hoje, na Netflix, é sequência penosa que não deveria existir
Além disso, originalmente, Dan era para ser um personagem porto-riquenho, mas Moura pediu para a showrunner da série, Silka Luisa, que sua língua nativa fosse mantida no roteiro. Para quem for conferir os episódios, é nítido que o resultado deu certo.
Sombria e com uma produção caprichada, a série do AppleTV+ desperta mais uma vez o gênero thriller na TV. Produções como Fargo e The Killing são alguns exemplos que utilizam a intensidade do mistério e da investigação para criar narrativas fascinantes, dignas de uma maratona. Mas o play contínuo só dura três episódios: a partir desta sexta (06), Iluminadas será lançada no formato semanal.