‘Tia Virgínia’: Vera Holtz entrega performance avassaladora em drama
Arlete Salles e Louise Cardoso também atuam ao lado de Vera; filme é dirigido por Fabio Meira
✪✪✪✪ Tia Virgínia, dirigido por Fabio Meira e protagonizado por Vera Holtz, Arlete Salles e Louise Cardoso, é mais um exemplar do que o nosso ótimo cinema brasileiro tem a oferecer. Aqui, destacam-se as atuações poderosas do trio principal (em especial, da Virgínia de Vera) e uma trama que aborda as dificuldades de uma mulher que se tornou “invisível”.
+‘João Sem Deus’ joga luz nos traumas de mulheres ligadas ao médium
Virgínia, que nunca se casou nem teve filhos, foi convencida pelas irmãs a deixar a vida que tinha para cuidar da mãe. Ela vive de maneira solitária na casa da família e, no início do filme, se prepara para receber as irmãs Vanda e Valquíria e o restante da família para celebrar o Natal.
A narrativa acontece ao longo de apenas um dia, mas a sensação claustrofóbica que o roteiro traz faz parecer que as situações têm outro tipo de compasso. Não que isso seja ruim – muito pelo contrário. Fabio Meira (As Duas Irenes) constrói a tensão entre os familiares e convidados ao mesmo tempo que a complexidade de Virgínia ganha vida desde a primeira cena.
É bonito e emocionante acompanhar esse breve capítulo da vida da personagem, que desaprendeu a se colocar em primeiro lugar e deu as costas para suas próprias ideias e seus planos. Vera Holtz está sublime no papel, e Arlete e Louise seguem a mesma dança. Ao fim da sessão, fica o questionamento: você tem uma tia Virgínia na família? Conhece alguma mulher parecida?
No elenco, também estão Antonio Pitanga, Vera Valdez, Amanda Lyra, Daniela Fontan e Iuri Saraiva. Tia Virgínia recebeu seis Kikitos no Festival de Gramado 2023, incluindo Melhor Filme pelo Júri da Crítica e Melhor Atriz para Vera Holtz. Em cartaz nos cinemas.
Publicado em VEJA São Paulo de 10 de novembro de 2023, edição nº 2867
Primeira flagship da adidas Originals chega ao Brasil em SP
O som de Ibiza em SP: Circoloco volta ao Brasil com estrelas da house music
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
Parque Villa-Lobos recebe evento de preparação para a COP30
Feriado da Consciência Negra: confira programação gratuita de shows e atividades em SP





