Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming
Continua após publicidade

‘Tetris’: drama político narra origem de jogo clássico

Taron Egerton (de Rocketman) interpreta Henk Rogers, homem que descobre o Tetris em 1988 e arriscou tudo para o lançamento mundial

Por Barbara Demerov
14 abr 2023, 06h00

✪✪✪ Cinebiografias, quando apoiadas em temas marcantes, sempre são bem-vindas e ajudam a promover títulos fora do padrão. E as histórias não precisam ser sobre uma pessoa em especial: é possível abordar empresas, grandes acontecimentos e até mesmo… jogos.

Essa última opção compõe o filme Tetris, disponível no AppleTV+. Taron Egerton (de Rocketman) interpreta Henk Rogers, homem que descobre o Tetris em 1988 e arrisca tudo quando decide viajar para a União Soviética, em plena Guerra Fria. O criador do jogo, Alexey Pajitnov (Nikita Efremov), mora na Rússia e não tem o domínio da própria invenção, pois o governo local tomou posse.

Ele é extremamente inteligente, mas está de mãos atadas em seu país de origem. Com isso, inicia-se um verdadeiro jogo de gato e rato entre os Estados Unidos e a antiga URSS. A montagem, ágil, combina com o dinâmico roteiro, que abrange infinitas negociações em dois continentes separados por questões políticas.

Egerton dá tudo de si em um papel mais contido e dramático, enquanto personagens secundários como Robert Stein (Toby Jones), Robert Maxwell (Roger Allam) e outros completam esse cenário inconstante de intrigas e ameaças perigosas.

Por outro lado, Tetris também se destaca por ser um tanto maniqueísta. O lado “bom” é o do capitalismo, enquanto o “mal” é representado pelo comunismo instaurado na URSS. Em alguns momentos, chega a ser exaustivo acompanhar a saga de Rogers devido a essa visão repetitiva, mas o último ato é capaz de recuperar o fôlego. Com mais foco no jogo e menos na KGB, a produção diz mais a que veio e apresenta um desfecho interessante, que talvez não seja conhecido pelo grande público.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 19 de abril de 2023, edição nº 2837

+Assine a Vejinha a partir de 9,90.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.