‘Peter Pan e Wendy’: releitura não inova ao seguir fórmula conhecida
Disponível no streaming, filme traz Jude Law como Capitão Gancho e primeiro jovem ator da Disney com Síndrome de Down
✪✪✪ Peter Pan e Wendy é um dos mais recentes lançamentos do streaming Disney+. Mas não há muito de novo aqui, pois essa é uma releitura da animação de 1953 – que, por sua vez, já foi adaptada em Hook – A Volta do Capitão Gancho (1991) e Peter Pan (2003).
Agora com direção de David Lowery (de A Lenda do Cavaleiro Verde), a produção busca por mais diversidade, algo muito bem-vindo para as gerações atuais. Aqui, Sininho é interpretada por uma atriz negra, Yara Shahidi, e o elenco também traz um jovem ator com Síndrome de Down. São detalhes que não passam despercebido e agregam a sensação de inclusão à trama.
Os personagens do título, interpretados por Alexander Molony e Ever Anderson, passam pelas etapas de autodescoberta e amizade com aventura pelo caminho. Ao lado deles, estão os irmãos de Wendy, João (Joshua Pickering) e Miguel (Jacobi Jupe).
Elementos clássicos da jornada do Menino que Nunca Cresce estão presentes, como o Crocodilo e o Capitão Gancho (vivido por Jude Law). A questão é que, apesar de Peter Pan e Wendy ser adorável nos sentidos narrativo e visual, a presença de outros títulos bem parecidos do passado faz com que essa revisita não reproduza um senso de originalidade.
Publicado em VEJA São Paulo de 10 de maio de 2023, edição nº 2840