Nostálgico, 5º capítulo de ‘Indiana Jones’ traz reflexões sobre o tempo
Harrison Ford retorna ao papel do querido arqueólogo; Phoebe Waller-Bridge é ótima adição ao elenco
✪✪✪ Harrison Ford está de volta aos cinemas no papel do famoso arqueólogo em Indiana Jones e o Chamado do Destino, quinto filme do herói. 15 anos depois da aventura que deu sequência à clássica trilogia original (Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, de 2008), o longa tem a maior parte de sua ação localizada no final dos anos 60.
+‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’ são tema de Noitão do Petra Belas Artes
O homem acaba de pousar na lua e o mundo está cada vez mais interessado em olhar para o futuro, enquanto o protagonista se vê às voltas com a aposentadoria e um divórcio traumático. É quando surge em sua vida Helena Shaw (Phoebe Waller-Bridge, da aclamada série Fleabag), a filha de um velho amigo que lhe pede ajuda para encontrar um objeto capaz de, segundo reza a lenda, tornar real a viagem no tempo.
Como era de se esperar, ela não é a única pessoa atrás da relíquia, perseguida também pela gangue do vilão Jürgen Voller (Mads Mikelsen, de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore), cientista que esconde um passado ligado ao nazismo. Seguindo a tradição da franquia, o filme explora diferentes cenários numa trama que lembra um jogo de caça ao tesouro.
Prestes a completar 81 anos, Ford compreensivelmente já não tem o mesmo fôlego – apesar do efeito digital impressionante que o rejuvenesce durante o prólogo – e cabe a Waller-Bridge carregar boa parte dos rumos da história. A dinâmica entre os atores é satisfatória. Enquanto isso, os fãs mais antigos podem curtir o tom de nostalgia, mas é improvável que “Indy” conquiste seguidores entre a nova geração.
O Chamado do Destino funciona como capítulo final, porém só se o espectador tiver o mínimo de carinho pela figura que Ford representa.
Publicado em VEJA São Paulo de 5 de julho de 2023, edição nº 2848
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP





