‘Navalny’ narra saga de principal opositor de Putin na Rússia
Documentário da HBO Max é um dos indicados ao Oscar 2023 de Melhor Documentário
✪✪✪ Uma das melhores cenas do documentário Navalny, focado no principal opositor do presidente Putin na Rússia, é o momento sinistro no qual o protagonista, Alexei Navalny, tira a confissão de um homem por telefone. Parece filme de espionagem, mas é a realidade: na ligação, com uma calma admirável, ele prova que realmente foi envenenado em uma tentativa de silenciamento (supostamente pelo governo russo) em 2020.
+Em março, mulheres pagam meia-entrada no Cine Marquise
Indicado ao Oscar de melhor documentário, o filme dirigido por Daniel Roher é intrigante do início ao fim e dialoga diretamente com o presente. Navalny, crítico assíduo de Putin, possui milhares de apoiadores e muito engajamento nas redes sociais, além de contar com uma equipe dedicada a espalhar sua palavra de resistência.
Atualmente, ele está preso em local indeterminado na Rússia. O documentário capta a hora exata em que a polícia local prende Navalny ainda no aeroporto, em outra sequência extremamente tensa.
A narrativa envolvente de Roher humaniza o personagem: além de ser um militante persistente, ele é pai de família e almeja um futuro melhor para a sociedade. Mas, agora, seu próprio destino está um tanto incerto. Na HBO Max.
Publicado em VEJA São Paulo de 08 de março de 2023, edição nº 2831
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.