Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming
Continua após publicidade

Mostra SP: 47ª edição divulga filmes selecionados

Tradicional evento que ocupa diversas salas da cidade acontece de 19 de outubro a 01 de novembro

Por Barbara Demerov
Atualizado em 11 out 2023, 17h05 - Publicado em 7 out 2023, 16h18

Neste sábado (7), no Espaço Itaú de Cinema na Rua Augusta, foi realizada a coletiva de imprensa da 47ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Renata de Almeida, diretora do festival, comandou o tradicional evento que anuncia a seleção oficial.

Neste ano, compõem a programação nada mais, nada menos que 360 filmes de 96 países. Fato esse muito comemorado por Renata durante a apresentação: nos últimos quatro anos, a Petrobras estava ausente do time de patrocinadores. Em 2023, felizmente a empresa estatal retomou os recursos, auxiliando no aumento de títulos disponíveis.

A vinheta oficial, que homenageia o cineasta italiano Michelangelo Antonioni, foi apresentada para a imprensa. E, dentre os destaques da seleção, estão títulos fortes que chamaram a atenção mundo afora.

Destacam-se o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Anatomia de uma Queda, Maestro, de Bradley Cooper, A Teoria Universal, de Timm Kröger, Ervas Secas, de Nuri Bilge Ceylan, Fallen Leaves, de Aki Kaurismaki, A Besta, de Bertrand Bonello, Bom Dia à Linguagem, de Paul Vecchiali, Mulher de…, de Malgorzata Szumowska e Michal Englert, O Livro das Soluções, de Michel Gondry, Juventude (Primavera), de Wang Bing, Na Água, de Hong Sang-soo, Evil Does Not Exist, de Ryûsuke Hamaguchi, La Chimera, de Alice Rohrwacher, Anselm – 3D, de Wim Wenders, Fechar os Olhos, de Victor Erice, e O Espectro do Boko Haram, de Cyrielle Raingou.

A Mostra SP também fará uma retrospectiva de Antonioni com 23 títulos do cineasta. Serão exibidos curtas e longas, documentários e ficções, realizados entre 1947 e 2004.

Continua após a publicidade

Outra novidade inclui um prêmio especial da Netflix pela primeira vez no evento. Nesta parceria, um júri especializado vai escolher um filme brasileiro de ficção que compõe a seleção da Mostra. O vencedor que ainda não tenha sido negociado com alguma plataforma de streaming em 2023 terá os direitos de distribuição adquiridos pela empresa.

Além disso, o público também conhecerá o Espaço Petrobras, espaço temporário na Cinemateca Brasileira que vai abrigar, além de sessões tradicionais na área externa, o Domingo Musical, no dia 22, com a exibição do filme Saudosa Maloca, de Pedro Serrano, com uma roda de samba com Everson Pessoa, que fez a trilha do filme. Meu Sangue Ferve por Você, de Paulo Machline, encerra a noite com Sidney Magal.

O Espaço Petrobras ainda vai exibir no dia 19 De Longe Toda Serra É Azul, de Neto Borges, seguido de show de Zeca Baleiro, autor da trilha sonora. No dia 26 é a vez da sessão de Mussum, O Filmis, de Silvio Guindane, ter apresentação de uma roda de samba na sequência.

Confira essas e outras novidades no site da Mostra: https://www.47.mostra.org.

Publicado em VEJA São Paulo de 13 de outubro de 2023, edição nº 2863

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.