Mostra SP: 47ª edição divulga filmes selecionados
Tradicional evento que ocupa diversas salas da cidade acontece de 19 de outubro a 01 de novembro
Neste sábado (7), no Espaço Itaú de Cinema na Rua Augusta, foi realizada a coletiva de imprensa da 47ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Renata de Almeida, diretora do festival, comandou o tradicional evento que anuncia a seleção oficial.
Neste ano, compõem a programação nada mais, nada menos que 360 filmes de 96 países. Fato esse muito comemorado por Renata durante a apresentação: nos últimos quatro anos, a Petrobras estava ausente do time de patrocinadores. Em 2023, felizmente a empresa estatal retomou os recursos, auxiliando no aumento de títulos disponíveis.
A vinheta oficial, que homenageia o cineasta italiano Michelangelo Antonioni, foi apresentada para a imprensa. E, dentre os destaques da seleção, estão títulos fortes que chamaram a atenção mundo afora.
Destacam-se o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Anatomia de uma Queda, Maestro, de Bradley Cooper, A Teoria Universal, de Timm Kröger, Ervas Secas, de Nuri Bilge Ceylan, Fallen Leaves, de Aki Kaurismaki, A Besta, de Bertrand Bonello, Bom Dia à Linguagem, de Paul Vecchiali, Mulher de…, de Malgorzata Szumowska e Michal Englert, O Livro das Soluções, de Michel Gondry, Juventude (Primavera), de Wang Bing, Na Água, de Hong Sang-soo, Evil Does Not Exist, de Ryûsuke Hamaguchi, La Chimera, de Alice Rohrwacher, Anselm – 3D, de Wim Wenders, Fechar os Olhos, de Victor Erice, e O Espectro do Boko Haram, de Cyrielle Raingou.
A Mostra SP também fará uma retrospectiva de Antonioni com 23 títulos do cineasta. Serão exibidos curtas e longas, documentários e ficções, realizados entre 1947 e 2004.
Outra novidade inclui um prêmio especial da Netflix pela primeira vez no evento. Nesta parceria, um júri especializado vai escolher um filme brasileiro de ficção que compõe a seleção da Mostra. O vencedor que ainda não tenha sido negociado com alguma plataforma de streaming em 2023 terá os direitos de distribuição adquiridos pela empresa.
Além disso, o público também conhecerá o Espaço Petrobras, espaço temporário na Cinemateca Brasileira que vai abrigar, além de sessões tradicionais na área externa, o Domingo Musical, no dia 22, com a exibição do filme Saudosa Maloca, de Pedro Serrano, com uma roda de samba com Everson Pessoa, que fez a trilha do filme. Meu Sangue Ferve por Você, de Paulo Machline, encerra a noite com Sidney Magal.
O Espaço Petrobras ainda vai exibir no dia 19 De Longe Toda Serra É Azul, de Neto Borges, seguido de show de Zeca Baleiro, autor da trilha sonora. No dia 26 é a vez da sessão de Mussum, O Filmis, de Silvio Guindane, ter apresentação de uma roda de samba na sequência.
Confira essas e outras novidades no site da Mostra: https://www.47.mostra.org.
Publicado em VEJA São Paulo de 13 de outubro de 2023, edição nº 2863
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP
16 restaurantes que fecharam nos últimos meses em São Paulo
Prunes au Pichet: uma sobremesa simples com vinho e ameixas
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento





