As melhores maratonas de séries de 2023
Saiba quais foram as produções mais marcantes do ano para a crítica Barbara Demerov
Em 2023, você assistiu a muitas séries de TV no sofá de casa? Agora chegou a hora de revisitar as melhores histórias que ganharam a atenção da crítica e do público. Confira abaixo!
Only Murders in The Building
No hall das melhores séries de comédia, está Only Murders in The Building, que parece só melhorar a cada ano. Com episódios disponíveis no Star+, a produção já tem uma quarta temporada garantida e, em 2023, apresentou ao público grandes adições no time de atores: Meryl Streep e Paul Rudd, queridinhos de Hollywood. A mistura genial entre comédia e mistério ainda dá certo mesmo após três temporadas, porque, mesmo com a essência protegida (há sempre um crime a resolver), a dinâmica da investigação nunca segue uma regra. Selena Gomez, Martin Short e Steve Martin, com seu talento e simpatia, provaram ser o melhor trio da telinha em um bom tempo.
Succession
Foi praticamente impossível sair ileso do furacão Succession em 2023, seja você fã ou não. A premiada série da HBO chegou ao fim após quatro temporadas impecáveis e, no formato de episódios semanais, fez com que o público se sentisse cada vez mais curioso com o que aconteceria com aquela família de bilionários norte-americanos. Tivemos teorias, surpresas, mensagens subliminares no pôster de divulgação e grandes cenas que certamente ficarão marcadas por um bom tempo. O elenco, encabeçado por Jeremy Strong e Brian Cox, brilhou como nunca – e é bem provável que os astros sejam premiados em eventos como o Emmy Awards e o Globo de Ouro, que acontecem em janeiro. Uma produção brilhante.
The Curse
The Curse, do Paramount+, é uma das séries mais “fora da caixinha” do ano. A criação de Nathan Fielder e Benny Safdie traz a vencedora do Oscar Emma Stone em uma atuação que comprova seu potencial em histórias desafiadoras. A narrativa acompanha um casal que está filmando um programa sobre casas reformadas. Mas, aparentemente, eles foram amaldiçoados por uma criança. É para assistir com a certeza de que será uma experiência diferente.
Os Outros
Um desentendimento entre duas pessoas vira uma bola de neve, gerando consequências brutais para as famílias dos envolvidos. Os Outros, produção do Globoplay, impressionou crítica e público com uma trama extremamente bem costurada entre seus núcleos. Crimes, corrupção, violência contra a mulher e adultério são temas que, em dados momentos, remetem a uma possível atualização da obra de Nelson Rodrigues. Imperdível!
Na Mira do Júri
Na Mira do Júri pode ser considerada a grande surpresa de 2023. A produção engloba um programa de pegadinhas, um reality show e um falso documentário, tudo no mesmo lugar – e o resultado é hilário. Disponível no Prime Video, o título ainda tem a capacidade de emocionar com a participação de Ronald, cidadão de Los Angeles que foi convocado para compor o corpo de jurados de um tribunal. A questão é que ele não sabe que todos ao seu redor – do juiz aos funcionários – são atores. A presença de uma “vítima” desavisada eleva o jogo para o nível do genial, adicionando o elemento de imprevisibilidade.
Cangaço Novo
Faroeste moderno? Temos! Cangaço Novo, do Prime Video, foi um dos grandes destaques do ano. Além da violência, retratada em ótimas sequências de ação, questões sociais e políticas vão entrando em cena durante os oito episódios da temporada, montando um mosaico explosivo de assuntos há muito tempo presentes no cotidiano brasileiro. Se ainda não viu, aproveite os últimos dias do ano para tirar o atraso.
The Last of Us
The Last of Us estreou em janeiro deste ano, mas não poderia ficar de fora dessa lista especial. Além de ser uma adaptação extremamente fiel do game homônimo, a HBO Max acertou em cheio na escolha dos personagens principais. Pedro Pascal e Bella Ramsey, como Joel e Ellie, deram um show e guiaram o espectador em um universo pós-apocalíptico, com zumbis e violência entre humanos. A trama pode parecer assustadora de início, mas o que mais impressiona é como a maldade humana se sobressai em mundo abandonado.
Publicado em VEJA São Paulo de 22 de dezembro de 2023, edição nº 2873