Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming
Continua após publicidade

As 10 melhores séries de TV lançadas em 2022

O streaming se firma como uma fonte de produções acima da média, com títulos dignos de prêmios

Por Barbara Demerov
Atualizado em 13 jan 2023, 08h43 - Publicado em 22 dez 2022, 20h00

Ano vai, ano vem, e as séries de televisão vão ganhando cada vez mais espaço nas casas dos assinantes de streaming. Foi-se o tempo em que toda e qualquer produção era exibida apenas na TV aberta, com episódios semanais. Apesar de esse formato tradicional ainda existir, o binge watching (as famosas maratonas) mostrou que veio para ficar.

+‘Glass Onion’: “É uma aventura totalmente diferente”, afirma Rian Johnson

A crítica Barbara Demerov selecionou séries imperdíveis que, caso tenham passado batido, merecem um espaço na sua agenda.

RUPTURA. Em termos de novidade e originalidade, o AppleTV+ certamente sai em disparada com esta narrativa assustadora e, ao mesmo tempo, surpreendente. Na trama, um funcionário passa por um procedimento chamado “desligamento”, em que a pessoa possui um bloqueio mental para não se lembrar da vida fora do escritório quando está trabalhando — e não ter a mínima noção do que fez ao longo do dia quando chega em casa. O grande mistério entra em uma espiral envolvente e é impossível deixá-lo de lado.

Chef à frente da cozinha de seu restaurante, com equipe ao fundo
Série The Bear é mais uma ótima produção do Star+ (Frank Ockenfels-FX/Divulgação)

O URSO. Sem causar muito alarde, o Star+ apresentou uma excelente surpresa. A série possui nove episódios em sua primeira temporada e um estilo diferenciado de contar a história do chef Carmen Berzatto (Jeremy Allen White), que herda um restaurante após a súbita morte do irmão.

Mulher de preto está parada em frente a painel de investigação, repleto de imagens
Tainá Müller como Verônica: destemida e focada (Laura Campanella/Netflix/Divulgação)

BOM DIA, VERÔNICA. A segunda temporada da produção nacional da Netflix é tão boa quanto a primeira. Tainá Müller, perfeita no papel, é a força que dita o ritmo de todos os acontecimentos. Sua Verônica ainda é aquela detetive incansável na busca por justiça, mas agora um caso diferente vem à tona. Reynaldo Gianecchini e Klara Castanho brilham.

Homem de preto em cenário sombrio
Tom Sturridge é Morpheus na série da Netflix (Netflix/Divulgação)

SANDMAN. Baseada na história em quadrinhos homônima lançada em 1988, a série, disponível na Netflix, é um deleite visual e narrativo. Mesmo que você não seja tão fã do universo do escritor Neil Gaiman, o elemento fantástico pode conquistá-lo facilmente. São diversos personagens interessantes (como Morte e Lúcifer), assim como reflexões sobre a vida em episódios bem diferentes uns dos outros.

BETTER CALL SAUL. 2022 marcou a estreia da última temporada do derivado de Breaking Bad. A elogiada criação de Vince Gilligan e Peter Gould foca o drama dos personagens ao longo dos episódios. A história fica cada vez mais intrigante. O desfecho é simples, porém memorável. Netflix.

Imagem mostra mulher sentada em cadeira em meio a salão clássico
Alicia Vikander em Irma Vep: ótima atuação. (HBO Max/Divulgação)

IRMA VEP. Boas camadas de ficção e thriller compõem essa série original que sai do óbvio. Os episódios acompanham Mira, uma estrela de cinema americana, que chega à França para protagonizar uma série de TV como a personagem-título. Olivier Assayas, que já havia feito o filme Irma Vep, é o diretor. HBO Max.

Imagem mostra uma mulher e um homem, ambos de óculos escuros e jaqueta de couro, abraçados, caminhando entre fotógrafos.
Casal polêmico: Lily James e Sebastian Stan interpretam Pamela Anderson e Tommy Lee. (Crédito/Divulgação)

PAM & TOMMY. Direto dos anos 90, vemos a polêmica história de amor de Pamela Anderson e Tommy Lee. A atriz e o baterista do Mötley Crue viveram tempos conturbados, e as atuações de Lily James e Sebastian Stan são um show à parte. No Star+.

Duas turistas se encontram com a gerente de um hotel na praia
Jennifer Coolidge: ela está de volta em The White Lotus (FABIO LOVINO/HBO/Divulgação)

THE WHITE LOTUS. O formato de episódios lançados semanalmente sempre fez sucesso entre os espectadores mais assíduos de TV. E a produção da HBO Max explorou o potencial deste modelo ao apresentar capítulos impecáveis da segunda temporada da série, que agora se passou na Itália. Um dos melhores títulos do ano — e com folga.

Continua após a publicidade
Imagem mostra mulher de cabelo longo platinado, loiro. Ao fundo, céu azul
Emma D’Arcy é
Rhaenyra Targaryen:
ela quer o trono. (HBO/Divulgação)

A CASA DO DRAGÃO. Após o polêmico final de Game of Thrones, em 2019, o derivado da produção fez bonito em sua primeira temporada. O novo arco apresenta a família Targaryen e se passa 200 anos antes de Daenerys aparecer como a Mãe dos Dragões. Atuações excepcionais marcam os episódios. HBO Max.

Andor: Diego Luna é o protagonista de série madura do universo Star Wars
Andor: Diego Luna é o protagonista de série madura do universo Star Wars (Disney+/Divulgação)

ANDOR. Star Wars é uma franquia cujo material pode ser praticamente interminável. São diversos planetas, personagens, informações e arcos narrativos dignos de ser explorados. A série do Disney+ acerta em cheio ao mergulhar no drama e na ação. Comparações ao clássico O Império Contra-Ataca são adequadas.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 28 de dezembro de 2022, edição nº 2821

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.