O melhor que o cinema entregou em 2023
Saiba quais foram as produções cinematográficas mais marcantes do ano para a crítica Barbara Demerov
O cinema em 2023 fez bonito e entregou diversas produções emocionantes e poderosas. Confira abaixo uma seleção especial de longas que estrearam nos cinemas comerciais ao longo do ano.
+As melhores maratonas de séries de 2023
Assassinos da Lua das Flores
Leonardo DiCaprio e Lily Gladstone são dois grandes nomes para a temporada de premiações que está prestes a se iniciar. O motivo disso é o filme Assassinos da Lua das Flores, do veterano Martin Scorsese. O longa, baseaso em fatos, apresenta em detalhes como planos silenciosos de roubos e assassinatos davam certo na América dos anos 20. Completando o elenco, Robert de Niro é William King Hale, o “cabeça” de tudo, enquanto DiCaprio encarna Ernest, sobrinho de King que acaba de voltar da Primeira Guerra Mundial. Mas o grande destaque vai para Lily, em uma performance contida e ao mesmo tempo emocionante.
Maestro
A vida pessoal e profissional do maestro Leonard Bernstein é o foco do longa Maestro, dirigido e estrelado por Bradley Cooper. Ao seu lado, está a divina Carey Mulligan na pele de Felicia, esposa de Bernstein. Com uma mistura de romance de época em preto e branco e de drama convencional, o filme também está cotado nas premiações. A direção segura de Cooper merece destaque (há planos-sequência impressionantes).
Oppenheimer
Christopher Nolan parece estar em seu auge em Oppenheimer, drama de época sobre o criador da bomba atômica. Com uma montagem caprichada, que vai e volta no tempo, e a atuação extraordinária de Cillian Murphy (que deve levar o Oscar no ano que vem), o filme mergulha na mente de um gênio com todas as complexidades que vivem ali dentro. A criação da destruição em massa e as consequências disso são aterrorizantes.
Afire
Algumas sinopses escondem o que um filme pode entregar por completo. E a de Afire definitivamente esconde seu tesouro. Isso porque o drama, que se inicia com uma viagem de férias entre amigos, aparenta não evoluir tanto num primeiro momento – quando, na verdade, o diretor alemão Christian Petzold já está fabricando camadas profundas e existenciais. Por ser tão surpreendente e original, o filme merece estar presente em uma lista como essa.
Os Fabelmans
Parece que foi no ano passado, mas Os Fabelmans estreou nos cinemas em janeiro e, por isso, é mais do que justo figurar na lista de melhores de 2023. O longa de Steven Spielberg é um deleite para qualquer fã de cinema. Mas, até mais do que isso, é um presente para quem adora mergulhar em histórias inspiradoras com foco na temática familiar. Paul Dano e Michelle Williams estão perfeitos.
Barbie
Como virar de ano sem citar o fenômeno pink que foi Barbie? A diretora Greta Gerwig, os atores Margot Robbie e Ryan Gosling, além de todo o talentoso elenco, sem dúvidas fizeram história. O filme conseguiu guardar seus segredos até a estreia, levou milhões de pessoas ao cinema e, no fim das contas, acabou sendo muito mais complexo e emocionante do que a ”embalagem” aparentava entregar. Tudo a ver com a boneca que vemos na telona.
Retratos Fantasmas
Existem três pontos de conexão em Retratos Fantasmas, excelente documentário de Kleber Mendonça Filho: a história pessoal do diretor, as antigas salas de exibição de filmes no centro do Recife e o passar dos anos na capital pernambucana. Ao falar da própria vida, Kleber alcança reflexões profundas sobre a herança cultural do nosso país.
Priscilla
Priscilla já está com pré-estreias nos cinemas, então já é possível incluir na lista de melhores do ano! O novo longa de Sofia Coppola é um primor e fala sobre o casamento de Priscilla Presley e Elvis, o Rei do Rock – tudo pelo olhar da jovem esposa. A mise en scène (ou tudo o que está em cena) é o principal elemento dessa história que fala tanto sem que palavras sejam ditas. Simplesmente arrebatador.
Publicado em VEJA São Paulo de 22 de dezembro de 2023, edição nº 2873