Jamie Foxx e Tommy Lee Jones brilham em drama baseado em fatos
Disponível no Prime Video, filme é inspirado na história real de um veterano dono de funerária
✪✪✪ Os vencedores do Oscar Jamie Foxx (Ray) e Tommy Lee Jones (famoso por O Fugitivo e pela franquia Homens de Preto) formam uma dupla improvável em O Próprio Enterro. Produção do Prime Video, o filme é inspirado na história real de Jerry O’Keefe (Jones), um veterano dono de funerária.
+‘João Sem Deus’ joga luz nos traumas de mulheres ligadas ao médium
Ele, que possui dívidas financeiras, pensa encontrar a solução dos problemas quando um poderoso conglomerado se interessa em comprar seu negócio. Quando a oferta se mostra uma armadilha, entra em cena o advogado Willie Garry (Foxx) para lhe defender. Tão competente quanto espalhafatoso, ele dá forças para seu cliente encarar o tribunal e exigir uma compensação financeira milionária.
O roteiro repete a clássica fórmula do embate entre Davi e Golias – no caso, um cidadão comum contra uma empresa gigante, o que torna o desfecho um tanto quanto previsível. Para adicionar tempero à trama, a diretora Maggie Betts conta com alguns elementos que funcionam bem e mantém o espectador ligado. A questão racial, utilizada pelos dois lados no julgamento, faz com que o longa esteja em linha com discussões político-sociais presentes no cotidiano.
Já o embate entre as atuações dos protagonistas também ajuda a elevar o material para além do lugar-comum: seja nas hesitações diante do caso ou nas comemorações a cada momento em que a parceria dá um passo adiante, a dupla demonstra sua habilidade para emocionar.
Publicado em VEJA São Paulo de 10 de novembro de 2023, edição nº 2867