Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov

Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming
Continua após publicidade

‘Irma Vep’: camadas de ficção e thriller dão tom singular à série

A protagonista é Alicia Vikander, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2016 por 'A Garota Dinamarquesa'

Por Barbara Demerov
1 jul 2022, 06h00

✪✪✪ Na HBO Max, vale conferir a minissérie ‘Irma Vep‘, protagonizada pela vencedora do Oscar Alicia Vikander (‘A Garota Dinamarquesa‘). A produção, que traz episódios semanais com duração de uma hora, acompanha a história de Mira, uma estrela de cinema norte-americana que chega à França para protagonizar uma série de TV como a personagem-título. Seu novo trabalho é um remake do clássico do cinema mudo francês ‘Les Vampires’.

+ Exclusivo: Criadores de ‘Stranger Things’ dizem que série se encaminha para o fim

Tendo como pano de fundo um thriller policial, com ficção dentro da ficção, Mira se adapta à nova rotina na Europa enquanto lida com um término recente. Também luta consigo mesma conforme as distinções entre ela e Irma começam a se fundir. Olivier Assayas (‘Personal Shopper‘) é o diretor da produção e traz uma atmosfera tão comum quanto admirável, pois o dia a dia de uma jovem atriz poderia não ser tão interessante de se acompanhar.

É agradável ver Assayas mesclando cenas da série original, lançada nas primeiras décadas do cinema, com as passagens da gravação fictícia nos tempos atuais, na qual René (‘Vincent Macaigne‘), um diretor conturbado, tenta manter sua equipe em harmonia. O humor ácido sobre as mazelas da indústria do audiovisual também é destaque (piadas com a Marvel e outras grandes produções são incluídas). Mas o principal é Alicia, uma força que chama toda a atenção para si e encontra-se em um de seus papéis mais cativantes.

Ao todo, serão oito episódios de ‘Irma Vep’, com lançamentos às segundas.

Continua após a publicidade

Para quem se interessar pela história de ‘Irma Vep’, a personagem vista na série da HBO Max já havia sido apresentada há 26 anos em outra tela: a do cinema. Assayas dirigiu o filme homônimo em 1996, com a atriz Maggie Cheung interpretando uma versão de si mesma.

A trama do longa (que está disponível na Mubi) é praticamente a mesma da minissérie e envolve os inúmeros desastres no set de um complicado diretor de cinema francês (interpretado aqui por Jean-Pierre Léaud). Tudo isso enquanto tenta refazer o clássico mudo ‘Les Vampires‘.

Por sua vez, a série policial citada acima, também conhecida como ‘Os Vampiros‘, foi lançada em 1915 na França e possui dez partes. A direção é de Louis Feuillade e o elenco é formado por Édouard Mathé, Marcel Lévesque e Musidora, cuja personagem atende pelo nome de Irma Vep e tem grande destaque.

Apesar de indicar que a narrativa envolve vampiros, a obra policial acompanha uma sociedade secreta de ladrões. A produção não foi bem recebida na época de seu lançamento, mas ganhou prestígio ao longo dos anos e conquistou o posto de cult — a ponto de Assayas dedicar duas de suas produções a esse universo tão singular, que poderia passar batido para muitos fãs de cinema.

Continua após a publicidade

   +Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicado em VEJA São Paulo de 6 de julho de 2022, edição nº 2796

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.