Filmes com mascarados: IMS exibe mostra que destaca o símbolo do acessório
A partir desta quinta (5), no IMS Paulista, seleção apresenta 28 títulos, incluindo longas, curtas e videoclipes
Ao longo do mês de maio, até o dia 29, os cinemas do IMS Paulista e IMS Rio apresentam a mostra de filmes Máscaras. A programação reúne 28 títulos (curtas, longas e videoclipes) e tem como ponto de partida o símbolo da máscara – acessório que se tornou mundialmente utilizado nos últimos dois anos para proteção sanitária. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
+Em Doutor Estranho 2, Sam Raimi prova que Marvel e terror combinam
De David Lynch a Brian de Palma, a mostra do IMS evidencia os múltiplos significados evocados pelas máscaras. Hoje essencial, ela pode representar disfarces e até mesmo assustar. O curador de cinema do IMS, Kleber Mendonça Filho, comenta as conexões propostas pela programação: “Na imagem do cinema, a máscara pode ser um efeito, uma subtrama, um elemento visual catalisador de ansiedade, de mistério e horror. A proteção facial guarda identidades, faz parte do culto ao super-herói. A máscara é presença frequente nas representações de religiões e cultos, em personagens lúdicos ou enigmáticos, na sexualidade e na política, nos procedimentos fotogênicos do crime, da ciência, da cultura e do carnaval.”
A mostra exibirá filmes como O Homem Elefante (1980), de David Lynch, O Massacre da Serra Elétrica (1974) de Tobe Hooper, exibido no dia 13 de maio (sexta-feira) nos dois centros culturais, e O Fantasma do Paraíso (1974), de Brian De Palma, A Lira do Delírio (1978), de Walter Lima Jr, Máscaras (1976), da cineasta portuguesa Noémia Delgado, que apresenta a preparação e o desenvolvimento das festas do nordeste transmontano em Portugal, e o documentário Yãmĩyhex: As Mulheres-Espírito, de Sueli Maxakali e Isael Maxakali, que acompanha o ritual de despedida das mulheres-espírito da Aldeia Verde, em Minas Gerais.
Confira todos os títulos selecionados abaixo. Os dias e horários de cada sessão podem ser conferidos aqui.
LONGAS
A Hora do Show (Bamboozled), Spike Lee | EUA | 2000, 135′
A Lira do Delírio, Walter Lima Jr. | Brasil | 1978, 105′
A Negra de… (La Noire de…), Ousmane Sembène | Senegal, França | 1966, 65′
A Tragédia da Mina (Kameradschaft), Georg Wilhelm Pabst | Alemanha, França | 1931, 93′
Imitação da vida (Imitation of Life), Douglas Sirk | EUA | 1959, 125′
Máscaras, Noémia Delgado | Portugal | 1976, 115′
Medusa, Anita Rocha da Silveira | Brasil | 2021, 127′
O Fantasma do Paraíso (Phantom of the Paradise), Brian De Palma | EUA | 1974, 92′
O Homem Elefante (The Elephant Man), David Lynch | EUA, Reino Unido | 1980
O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre), Tobe Hooper | EUA | 1974, 83′
O Segundo Rosto (Seconds), John Frankenheimer | EUA | 1966, 106′
Seguindo Todos os Protocolos, Fábio Leal | Brasil | 2021, 74’
Yãmĩyhex: As Mulheres-Espírito, Sueli Maxakali, Isael Maxakali | Brasil | 2019, 72′
CURTAS E VIDEOCLIPES
Cinema contemporâneo, Felipe André Silva | Brasil | 2019, 5′
Eron, o protético morcego, Irmãos Carvalho | Brasil | 2014, 15′
Hat-trick, Djonga, 176 Studio | Brasil | 2019, 5′
Lança de coco, MC Bin Laden | Brasil | 2014, 2′
Long Live the New Flesh, Nicholas Provost | Bélgica | 2011, 14′
Manaus, uma cidade na aldeia, Uýra Sodoma | Brasil | 2020, 6′
Movimento, Gabriel Martins | Brasil | 2020, 12′
O colírio do Corman me deixou doido demais, Ivan Cardoso | 2020, 18′
Solon, Clarissa Campolina | Brasil | 2016, 16’
SESSÃO DE CURTAS
Longa vida ao cinema cearense, Luiz Pretti, Ricardo Pretti | Brasil | 2008, 11′
Manual do zueiro sem noção, Joacélio Batista | Brasil | 2020, 16′
Menino fantoche (Dockpojken), Johannes Nyholm | Suécia | 2008, 27′
Resgate Cultural – O filme, Telephone Colorido | Brasil | 2001, 19′
X-MANAS, Clarissa Ribeiro | Brasil | 2017, 18′
FOTOGRAFIA
“Máscaras para rituais do mundo em crise”
Denilson Baniwa | Brasil | 2020, ensaio fotográfico, arquivos digitais