Saindo do eixo do terror, Robert Eggers aposta na ação com O Homem do Norte
Novo longa do diretor americano tem Alexander Skarsgard, Björk, Nicole Kidman e Anna Taylor-Joy no elenco
O Homem do Norte, de Robert Eggers, vai na contramão de A Bruxa e O Farol, dois lançamentos prévios do diretor. em vez de entregar um terror aterorrizante ou um suspense psicológico, o cineasta de 38 anos agora se aventura no gênero de ação, com Alexander Skarsgard (True Blood) liderando o elenco.
+ Tim Burton revela ser fã de Zé do Caixão: “cresci vendo os filmes dele”
O longa já está em cartaz nos cinemas e a trama, ambientada na Islândia do século X, explora a vida sofrida de Amleth, um jovem príncipe cujo pai foi assassinado. Ao testemunhar o ato brutal, o protagonista não pode mais voltar para sua casa, tampouco para os braços da mãe, a rainha Gudrún (Nicole Kidman, de Big Little Lies). Por isso foge com a promessa de um dia vingar sua família.
A retaliação repercute em todos os cantos do filme. A fúria de Amleth na idade adulta é explorada com firmeza na atuação de Skarsgard, que não economiza nos gritos, na postura rígida e na intensidade de cada luta. O homem enfrenta diversos inimigos ao longo de seu caminho e eggers foca em capturar a frieza da guerra entre o povo viking, mostrando que ambos os lados podem sair perdendo.
Ao mesmo tempo, o romance também possui espaço na narrativa e traz um bom equilíbrio entre as cenas mais sanguinolentas — que podem impressionar alguns espectadores por ser bem realistas. Quando Amleth conhece Olga (Anya Taylor-Joy, de Fragmentado), jovem feiticeira, a conexão entre os dois se dá de forma instantânea. Não demora para que estipulem um plano para derrubar o atual rei, Fjölnir (Claes Bang, Drácula).
O ritmo de O Homem do Norte é bem distribuído com sua divisão em capítulos. Apesar de ter elementos clássicos de uma jornada heróica permeada de desafios, a história prende a atenção e possui um desfecho bem claro. e se você sente que há certas familiaridades com Shakespeare, isso não é por acaso: o longa é baseado em uma lenda medieval escandinava que inspirou o escritor a criar Hamlet, uma de suas obras mais famosas. Completando o elenco estelar estão Ethan Hawke, Willem Dafoe e Björk.
+Assine a Vejinha a partir de 12,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 18 de maio de 2022, edição nº 2789