Globo de Ouro: 21 brasileiros vão votar na premiação
A crítica de cinema de VEJA São Paulo, Barbara Demerov, passa a integrar o corpo de votantes
Nesta semana, a Hollywood Foreign Press Association (HFPA), associação que realiza anualmente o Globo de Ouro, anunciou a chegada de 128 novos votantes internacionais para a próxima edição da premiação, uma das maiores de Hollywood. A 81ª edição da cerimônia acontece em 7 de janeiro de 2024.
Em uma iniciativa para fortalecer a diversidade entre os votantes, a HFPA incluiu, neste ano, 21 membros internacionais brasileiros. 9 profissionais já haviam votado no ano passado.
Os jornalistas brasileiros que passam a votar na premiação são a crítica de VEJA São Paulo Barbara Demerov, Camila Henriques, Cecilia Barroso, Daniel Herculano, Daniel Oliveira, Elaine Guerini, Enoe Lopes Pontes, Felipe Branco Cruz, Isabel Wittmann, Kel Gomes, Leticia Silva Queiroz, Lorenna Montenegro, Mariane Morisawa, Mario Abbade, Pedro Paunero González, Renato Henrique Dias Silveira, Suzana Uchôa Itiberê e Yasmine Paula Evaristo.
Há, ainda, quatro membros fixos do Brasil na HFPA: Ana Maria Bahiana, Paoula Abou Jaoude, Jânio Nazareth e Miriam Spritzer.
Ao todo, o corpo votante é composto por 310 profissionais de 76 países. De acordo com a HFPA, a nova divisão corresponde a 25% de latinos, 14% de asiáticos, 10% de negros, 9% do Oriente Médio e 42% de brancos. Além disso, 17% se identifica como LGBTQIA+.