Nostalgia em preto e branco: Frank Capra ganha mostra no CCBB
São Paulo recebe, até junho, primeira retrospectiva completa do cineasta ítalo-americano, que completaria 126 anos no último dia 18
Vencedor de três Oscar de melhor filme e de outros três de melhor diretor, Frank Capra (1897-1991) recebe uma programação inteiramente dedicada à sua filmografia no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
+Jane Fonda ainda procura por desafios em sua carreira: “Quero ter medo”
Além de inédita no país, a mostra do diretor (que faria aniversário na última quinta, 18) exibe diversos clássicos da Era de Ouro de Hollywood, como Aconteceu Naquela Noite (1934), O Galante Mr. Deeds (1936) e Do Mundo Nada se Leva (1938), além do marcante A Felicidade Não Se Compra (1946). Haverá, ainda, uma masterclass presencial, no dia 31, sobre o impacto de sua obra.
O escritor e crítico Eduardo Reginato, que fez a curadoria ao lado do diretor de arte José de Aguiar, ministrará a aula. “Seu legado é um cinema de esperança, inteligente e com narrativas dinâmicas”, diz. O curador afirma que essa é a melhor hora para o público conhecer o trabalho de Frank Capra. “Seus filmes humanistas aquecem o coração das pessoas.”
Mostra Frank Capra. Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Rua Álvares Penteado, 112, São Paulo. Até 12 de junho. Ingressos: bb.com.br/cultura e na bilheteria (R$ 5 a R$ 10). Classificação: livre a 14 anos, consultar programação. Funcionamento: das 9h às 20h, exceto às terças.
Publicado em VEJA São Paulo de 24 de maio de 2023, edição nº 2842