Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov

Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming
Continua após publicidade

‘Folhas de Outono’ aborda guerra na Ucrânia e foge do romance trivial

Novo filme do finlandês Aki Kaurismäki estreia em 30 de novembro nos cinemas

Por Barbara Demerov
Atualizado em 17 nov 2023, 20h22 - Publicado em 17 nov 2023, 06h00

✪✪✪✪ Folhas de Outono, novo filme de Aki Kaurismäki (O Outro Lado da Esperança), é uma história perfeita para aqueles que acreditam que o amor pode nascer em qualquer situação. No caso desta trama com humor em dose mínima, mas certeira, a narrativa se desenrola em Helsinque, na Finlândia.

+ 14º Festival Varilux tem minissérie sobre Brigitte Bardot e 19 longas

Durante a estação do ano que ganha o título do filme, uma mulher e um homem se conhecem por acaso em um karaokê. A partir daí, eles tentam se encontrar mais vezes, mas alguns pequenos desafios aparecem pelo caminho. O homem perde o papel que continha o contato da moça, o que atrasa o desenvolvimento de um possível romance.

Enquanto isso, Kaurismaki filma o trivial e constrói um entorno melancólico, marcado pela guerra da Ucrânia. De lugares diferentes, os personagens ouvem no rádio as notícias de bombardeios e mortes enquanto tentam seguir com suas vidas. Não fosse por esse pano de fundo atual e realista, Folhas de Outono seria um típico romance que desafia seus personagens principais, enquanto os secundários ficam responsáveis por piadas que tiram a nuvem de incertezas – mesmo que por alguns segundos.

Mas a tristeza de Ansa (Alma Pöysti) e Holappa (Jussi Vatanen) toma conta dos ambientes: ele luta contra o alcoolismo e ela luta contra a solidão. Juntos, essa vida de batalhas pode ser mais leve – especialmente em uma época do ano em que as folhas caem para dar espaço para outras nascerem. Mas o amor, aqui representado por olhares e gestos, é a melhor válvula de escape que eles poderiam encontrar. Estreia em 30 de novembro nos cinemas.

Continua após a publicidade

+ Teatro Moise Safra abre as portas para o público geral na Barra Funda

Kaurismaki na MUBI

O cinema de Aki Kaurismäki é distintamente humanista, permeado de empatia pelo homem comum. Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cinema de Cannes por Folhas de Outono (que chega aos cinemas este mês), ele é a principal voz do cinema finlandês. Com vibrantes paletas de cores, músicas marcantes e rigorosa mise-en-scène, seu trabalho é instantaneamente reconhecível. Em novembro, a MUBI homenageia o cineasta com uma coleção intitulada A Arte de Ser Humano, com mais de 20 obras que abrangem toda a sua carreira. Sombras no Paraíso, O Homem Sem Passado, A Garota da Fábrica de Caixas de Fósforos, Luzes Na Escuridão e Nuvens Passageiras estão na lista de lançamentos no streaming cult.

Publicado em VEJA São Paulo de 17 de novembro de 2023, edição nº 2868

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.