David Beckham ganha documentário que dribla polêmicas
O fenômeno do futebol é tema de episódios com os bastidores de sua vida, seu relacionamento com Victoria Beckham e mais
Um dos jogadores mais talentosos de sua geração ou apenas um fenômeno midiático? Em Beckham, nova minissérie documental da Netflix, a pergunta que sempre pairou sobre o inglês novamente se faz presente. E o diretor Fisher Stevens claramente tem um lado.
+‘Lupin’: criador do sucesso da Netflix fala sobre a nova temporada
Ao construir sua narrativa, o autor prefere exaltar a figura do atleta a partir de seus gols memoráveis, do estilo bom-moço e o físico de modelo. As polêmicas pessoais e profissionais aparecem como adversários a serem driblados em sua trajetória de sucesso. Portanto, quem espera alguma revelação nova e bombástica ao longo dos quatro episódios pode se decepcionar.
Mesmo assim, a produção tem seus méritos. O principal é oferecer o vislumbre dos bastidores da vida do futebolista que experimentou de forma mais intensa a intersecção entre o esporte e o show business. O casamento com a Spice Girl Victoria, firme até hoje, é apenas um dos elementos dessa combinação.
O escrutínio constante da feroz imprensa inglesa é outro, que chegou ao ápice depois da Copa de 1998, quando Beckham passou a ser perseguido pela mídia e torcedores por ter sido expulso no jogo que causou a eliminação de sua seleção.
Porém, como nas cobranças de falta que lhe deram fama nos gramados, todas as curvas terminam em gol ou em renascimento. Até mesmo suas passagens um tanto quanto frustrantes por times da Espanha, EUA e França recebem tratamento de grandes conquistas. Faz parte da proposta. Afinal, até mesmo contos de fadas modernos precisam de um final feliz.
Publicado em VEJA São Paulo de 13 de outubro de 2023, edição nº 2863