Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming
Continua após publicidade

Com evento híbrido, festival apresenta filmes de 27 países africanos

Mostra de Cinemas Africanos começou na quarta (6) em São Paulo

Por Agência Brasil
7 jul 2022, 09h30

Premiado no Festival de Toronto, o filme sul-africano Boa Senhora, de Jenna Bass e Babalwa Baartman, é um dos destaques da Mostra de Cinemas Africanos. O filme foi escolhido para abrir o evento e foi exibido ontem (6), às 20h, no Cinesesc, em São Paulo.

Para a edição deste ano, a Mostra de Cinemas Africanos apresenta cerca de 50 títulos, de 27 países, alguns deles ainda inéditos no Brasil. Desse total, 30 são longas-metragens, entre eles, as cópias restauradas de Câmera da África (Tunísia) e Mandabi (Senegal).

+ Bruno Gagliasso dá detalhes da briga com o irmão: “Não foi por política”

O evento promove ainda a estreia mundial de Otiti, da nigeriana Ema Edosio, que acompanha a história de uma costureira que assume a responsabilidade de cuidar do pai doente que a abandonou quando criança. A diretora nigeriana virá ao Brasil para apresentar uma aula sobre sua experiência como realizadora independente.

Continua após a publicidade

Além da exibição de filmes, a mostra promove ainda debates, masterclasses, painéis e conferências, com destaque para a presença de nove convidados internacionais, entre eles, o grande documentarista camaronês Jean-Marie Teno. O festival de cinema acontece de forma híbrida, com longas e curtas-metragens exibidos de forma online ou presencial, em cinemas de São Paulo e de Curitiba.

“A programação amplia seu alcance e relevância ao trazer realizadores africanos ao país e promover as cinematografias do continente entre os públicos brasileiros”, disse Ana Camila, diretora do festival.

+ Walter Casagrande está fora da Globo após 25 anos de parceria

Continua após a publicidade

Em Curitiba, o festival tem início amanhã (7) e termina no dia 13 de julho. Já em São Paulo, ele segue até o dia 20 de julho e acontece em seis espaços: Cinesesc, Sesc Avenida Paulista, Goethe-Institut, Cinusp e Circuito Spcine (Sala Lima Barreto e Biblioteca Roberto Santos). Há filmes com entrada gratuita, mas o preço dos ingressos pode variar até R$ 24.

Todos os curtas da mostra, com exceção do programa feito em parceria com a Cinemateca Francesa, serão exibidos de forma online na plataforma Sesc Digital (https://sesc.digital/colecao/cinemas-africanos-2022 ) e estarão disponíveis para todo o Brasil durante o período do festival.

Mais informações sobre a mostra estão no site mostradecinemasafricanos.com.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.