Faroeste moderno no sertão: ‘Cangaço Novo’ é imperdível
Nova série brasileira do Prime Video estreia nesta sexta-feira (18)
✪✪✪ O universo das gangues que viram notícia ao promover assaltos audaciosos em cidades do interior do Brasil são tema da nova série nacional no Prime Video. Em Cangaço Novo, o ex-militar Ubaldo (Allan Souza Lima) sai de São Paulo para resolver um problema familiar no sertão do Ceará, onde nasceu.
+Ir ao cinema virou filme de terror?
A volta para a terra natal não é nada amistosa, principalmente por parte da irmã Dinorah (Alice Carvalho), líder de uma facção criminosa local. Porém, falam mais alto os laços de sangue entre eles, ambos filhos de um antigo cangaceiro famoso na região, e os dois acabam formando uma perigosa aliança.
Além da violência, retratada em ótimas cenas de ação, outras questões sociais e políticas vão entrando em cena durante os oito episódios da temporada, montando um mosaico explosivo de assuntos há muito tempo presentes no cotidiano brasileiro.
A atmosfera de tensão e as paisagens do Nordeste profundo, em planos abertos, remetem à tradição das histórias de faroeste, gênero que certamente foi uma inspiração para os diretores Fábio Mendonça e Aly Muritiba (este também responsável pela série documental O Caso Evandro, sucesso no Globoplay, e pelo filme Deserto Particular, que chegou a ser selecionado pelo Brasil para representar o Oscar em 2022).
Publicado em VEJA São Paulo de 23 de agosto de 2023, edição nº 2855