Faroeste introspectivo, Ataque dos Cães traz Benedict Cumberbatch em ótima atuação
Filme está disponível na Netflix e já é cotado ao Oscar 2022; intérprete de Doutor Estranho na Marvel é destaque
Considerado um dos principais candidatos ao próximo Oscar e já figura constante na lista de melhores do ano entre diversas publicações internacionais, Ataque dos Cães está na Netflix e, em seus primeiros dias de catálogo, ficou no Top 10 dos mais vistos pelo público brasileiro na plataforma. Talvez o título até tenha confundido alguns dos assinantes.
O filme da diretora neozelandesa Jane Campion (premiada no Festival de Cannes por O Piano) não traz cenas de animais em fúria atacando ninguém. Pelo contrário, a história segue um ritmo contemplativo e de emoções contidas, onde os significados são sugeridos mais nas entrelinhas do que em sequências de ação desenfreada.
A trama se passa em 1925, quando a dupla de irmãos fazendeiros Phil e George (vividos respectivamente por Benedict Cumberbatch e Jesse Plemons) cruza o caminho de uma viúva (Kirsten Dunst) e seu filho adolescente (Kodi Smit-McPhee). Esse encontro muda o destino de todos. Campion não tem pressa em explorar as personagens, intercalando o foco durante os capítulos nos quais o roteiro se divide.
O clima árido e as montanhas que servem como cenário remetem a um ambiente no qual todos têm segredos a esconder. As reviravoltas vão revelando camadas até chegar a um desfecho brutal que, quando visto em retrospecto, parecia anunciado desde a primeira imagem do longa.
+Assine a Vejinha a partir de 6,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 15 de dezembro de 2021, edição nº 2768