Imagem Blog

A Tal Felicidade Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos
Continua após publicidade

Os caminhos do som que levam ao coração

Matias da Via e Bogdan Djukic, que formam a dupla Awarë, falam sobre como a música intuitiva e improvisada pode ser poderosa

Por Awarë, em depoimento a Helena Galante
14 abr 2023, 06h00

O som é uma das medicinas ancestrais mais antigas. Quanto mais nos abrimos para sentir, nos permitimos ser afetados pelo som e impactados pela frequência sonora, mais o corpo entra em ressonância e se harmoniza com esse campo. E através do movimento criamos um campo de liberação, de fluxo da energia da vida, e nesse momento a magia acontece… Corpo, mente e espírito se harmonizam em puro êxtase. Esse conceito traduz de forma pura o que é Awarë.

Somos dois músicos, Bogdan Djukic, violinista de origem Sérvia que entende que a música serve de ponte conectando instrumento, voz, respiração e os espaços sutis do imaterial, e Matias da Via, músico e vocalista argentino que guarda o potencial da voz como portal sensorial para reconectar o público com o seu universo interior.

Ambos exploramos através do poder da música intuitiva e improvisada transcender o mental e adentrar os espaços internos onde podemos ouvir a Voz da Alma.

Awarë transcende a maneira comum que as pessoas entendem, criam e consomem música até hoje. Buscávamos uma nova forma de expressão, mais ampliada, mais fluida, que pudesse transmitir nossa mensagem mais autêntica e espontânea.

Matias da Via eBogdan Djukic formam a dupla Awarë
Matias da Via e
Bogdan Djukic formam a dupla Awarë (Divulgação/Divulgação)

O som é democrático, é sutil, é penetrante e envolvente. Mas para que ele possa trazer a mensagem que desejamos nós dois temos de estar 100% presentes e entregues. Como nossas performances são baseadas no improviso, para que elas possam acontecer é preciso que a gente tenha muita fé e confiança em nós mesmos e nesse campo de energia inteligente que flui através de nossos corpos e nossas expressões artísticas.

Continua após a publicidade

Quando você tem fé em si mesmo, isso transcende através do campo para as pessoas. Cada vez é diferente e surpreendente. Descansar nesse espaço de vulnerabilidade, coragem é também entrar em um espaço criativo; abrir-se o máximo para se conectar às pessoas através do nosso coração para que a música se apresente e possa intuitivamente fluir junto ao público.

A convite da dupla de mentoras em desenvolvimento humano e expansão de consciência Mariana Nahas e Camila Moura, faremos vivências como essa em São Paulo, em São Roque e na Chapada dos Veadeiros. A turnê Caminho do Coração tem jornadas sonoras em que as pessoas são envolvidas por essa sonoridade autoral, autêntica, original. As apresentações sempre têm o palco central, criando assim uma espiral que potencializa o fluxo de energia entre nós e o público. Podemos nos ver, podemos conectar… Nossa musicalidade não é apenas a criação de dois músicos, mas de toda uma plateia coletivamente. A audiência cocria com a gente por meio desse espaço sonoro, desse campo criativo, artístico e inspirador de consciência.

Ao oferecer uma música improvisada, sem estrutura formal de linguagem, criamos sem limitações, como uma expressão pura do que está vivo naquele instante único e infinito.

O propósito é a realização do Um, da Unidade, coração aberto, onde podemos sentir o campo coletivamente. Sentir a energia do público e ver as pessoas saírem inspiradas, vivas e abertas!

Matias da Via e Bogdan Djukic formam a dupla Awarë (Ancient Wisdom Availing Resonant Equilibrium), que explora o sutil da música. No dia 20, conduzem um concerto no Hotel Rosewood. caminhosdocoracao.com.br/aware.

Continua após a publicidade

A curadoria dos autores convidados para esta seção é feita por Helena Galante. Para sugerir um tema ou autor, escreva para hgalante@abril.com.br

Publicado em VEJA São Paulo de 19 de abril de 2023, edição nº 2837

+Assine a Vejinha a partir de 9,90.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.