Imagem Blog

A Tal Felicidade

Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos
Continua após publicidade

Empreendedor social fala sobre a importância da circularidade

Para Vinicius Saraceni, o planeta não pode mais suportar o estilo de vida que levamos atualmente

Por Vinicius Saraceni em depoimento a Helena Galante
27 out 2023, 06h00

Quando olhamos ao redor, parece que o mundo está entulha­do de resíduos. Mas eu vejo algo diferente. Tenho uma crença firme de que podemos transformar essa situação em algo positivo — oportunidades, empregos, inovação, educação, cultura e, acima de tudo, qualidade de vida. Essa convicção é o que me move, e é por isso que estou à frente do Movimento Circular. Estamos cele­brando três anos dessa jornada de compromisso com a mudança social, reunindo pessoas de todos os cantos da sociedade. O que nos une? A convicção de que a circularidade é o caminho para uma vida mais feliz, saudável, justa e sustentável.

Liderar esse movimento é estar na vanguarda de uma incrível iniciativa educacional líder na América Latina e que já impactou milhões de pessoas. Ao longo dessa jornada, tenho testemunhado uma transformação acontecendo diante dos nossos olhos. Pes­soas de diferentes áreas compartilham ideias e experiências, cons­truindo juntas um futuro mais verde e promissor.

Não é uma jornada simples, mas é necessária.

O nosso planeta não pode mais suportar o estilo de vida que levamos atualmente — consumindo recursos naturais, poluindo e negligenciando a regeneração dos ecossistemas. A cada passo que damos, reforçamos nossa crença de que a circularidade não é apenas uma ideia, mas uma mudança urgente. Se não agirmos agora, quando vamos tomar as rédeas do presente e futuro?

Continua após a publicidade

A economia circular não é apenas uma mudan­ça nos nossos hábitos de consumo; é uma renova­ção completa da nossa sociedade. É a chave para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável, em que a inovação floresce, a inclusão social se fortalece e os re­cursos são compartilhados de forma mais justa. É uma oportuni­dade para novos negócios, produtos e serviços surgirem. Consigo ver esse caminho como uma realidade cheia de alegrias para quem se lançou nesse desafio.

Como cidadãos conscientes, é importante perguntar: qual é o nosso papel nessa transformação? A transição da economia linear, que desperdiça e descarta, para uma economia circular, em que tudo pode (e deve) ter uma “nova vida”, é uma jornada que não pode mais ser adiada. Fazer parte dessa mudança é uma experiên­cia gratificante que vai além das palavras.

Hoje em dia, a sustentabilidade e a responsabilidade social e ambiental estão no centro das preocupações das empresas e organizações. É uma oportunidade para construir um mundo melhor para todos nós, onde ações práticas mobilizam pessoas, orientam novos agentes de mudança e criam soluções reais, abrindo portas para novos mercados e oportunidades de negócios. Agir em prol da circularidade é a nossa oportunidade de sermos arquitetos de um futuro melhor.

Minha jornada de vida é dedicada à imple­mentação de movimentos educacionais e políti­cas públicas que já impactaram a vida de mais de 1,3 milhão de crianças e jovens em diversos paí­ses. Luto para que a educação para o desenvolvi­mento sustentável seja uma realidade global. Isso me faz ser feliz. Servindo em causas da educação e meio ambiente, trabalhando por um mundo mais sustentável, consigo sentir a tal felicidade.

Continua após a publicidade
circularidade
Vinicius Saraceni (@vini­ciussaraceni) é empreende­ dor social, fundador da Atina Educação e coordenador do Movimento Circular. (Divulgação/Reprodução)

A curadoria dos autores convidados para esta seção é feita por Helena Galante. Para sugerir um tema ou autor, escreva para hgalante@abril.com.br.

Publicado em VEJA São Paulo de 27 de outubro de 2023, edição nº 2865

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.