Coragem é essencial no caminho para ser feliz
"Não conheço pessoas que tenham realmente sucesso se não forem corajosas e conscientes", diz a coach Carla Brandão
MUITAS DEFINIÇÕES Quando pergunto a pessoas diversas o que é coragem, ouço respostas diferentes. Em todas elas, reconheço a alma que encontra voz e um momento de liberdade. Sim, coragem é liberdade para manifestar a verdade de cada um.
OBSTÁCULO NO CAMINHO Comecei a ter consciência dessa força muito nova, mas só após uma separação conjugal fui pesquisar mais a fundo e encontrei o dilema do temor. O medo invade a rota de cada um de formas diferentes, mas o fato é que só depois de algum momento de falta de escolha é que muitos se predispõem a recobrar a coragem nata e usufruir dos benefícios desse uso.
REAPRENDER A CAMINHAR Acabamos sendo treinados a ponderar perdas, ganhos, dívidas. Colocamos na mesa muitos elementos que trapaceiam e nos impedem de fazer a escolha certa. O que mais me fascina é ver um adulto voltar a “andar” com as próprias pernas, fazendo uso da legítima coragem que traz no coração. Agir pelos princípios da sua alma é fundamental na hora de tomar uma decisão.
ELEMENTOS-CHAVE Todo mundo quer ser feliz, mas nunca nos ensinam que basta não perder a ingenuidade, a franqueza e a vontade. Esses três ingredientes reunidos são como um voucher de entrada em um paraíso. Quando as dúvidas, inseguranças, perdas, temores e fracassos acabam ditando a regra, passamos a pôr os desgostos debaixo do tapete em vez de encará-los.
QUESTÃO DE TREINO Eu sonho em ter uma escola em que esses conceitos seriam “treinados” desde sempre. Teríamos a cena perfeita: maturidade com frescor. Sem temer o julgamento alheio, diríamos o que sentimos de forma empática, olharíamos para as fraquezas alheias com compaixão. Sucesso não seria apenas ter um troféu, o resultado de uma competição.
ATENÇÃO MÚLTIPLA Sucesso é dar atenção a todas as áreas da vida com igual cuidado. Não conheço pessoas que tenham realmente sucesso se não forem corajosas e conscientes. Há muitos aspectos: social, saúde, família, financeiro, trabalho, espiritual e intelectual. Parece difícil, mas não é. Exige vontade para cuidar de si.
PÔR EM PRÁTICA Costumo dizer para meu filho que, se fizesse tudo o que sei, tudo funcionaria muito bem. O problema é que sucumbimos às tentativas do nosso ego, que adora uma zona de conforto. Nesse lugar, é mais fácil praticar a reclamação, a autopiedade, e não saborear o que a vida oferece de melhor graciosamente.
SEM PASSAR EM BRANCO Quantas pessoas você conhece que parecem ter tudo e mesmo assim vivem em uma espécie de branco? Nada almejam, nada fazem, não sabem o que querem, agem pelo comodismo, sendo mais fácil olhar para o lado de fora. Sim, olhar para dentro é a saída.
PERDOAR PARA SEGUIR Certa vez, em um dos cursos que fiz, questionei o professor: “E se eu errar?”. Ele prontamente respondeu: “Conserte o quanto antes, não perca tempo. Tempo é energia!”. Aplicar a coragem é também perdoar. Perdoar é esquecer, apagar da alma. Só assim a felicidade será palpável.
Carla Brandão (@carlabrandao11) fez da coragem a principal palavra do vocabulário. É coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching.
+Assine a Vejinha a partir de 6,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 21 de outubro de 2020, edição nº 2709
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Pré-Carnaval 2026 em SP: guia com ensaios de blocos e festas em janeiro
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Calendário 2026: confira os feriados e datas facultativas





