“Adormecer é deixar-se levar…”
A professora de ioga e psicóloga Lilly Hastings fala sobre como o autoconhecimento pode ajudar a enfrentar dificuldades para dormir
Por que tantas pessoas hoje estão com dificuldade de adormecer?
É verdade que, desde que as fronteiras entre casa e trabalho sumiram com a pandemia, estamos trabalhando muito mais em casa do que antes. isso dificulta a compreensão de quando o horário de trabalho termina. todos estamos enviando e-mails e respondendo WhatsApp sentados na cama de madrugada. O nível de estresse, ansiedade, depressão e burnout aumentou.
Claro que existem várias formas de atenuar os sintomas desagradáveis de mentes, corações e corpos abalados (e não são realmente novidades). entre as recomendações mais conhecidas, não custa relembrar, estão:
— fazer leituras mais leves antes de dormir;
— dedicar-se a uma pequena prática de meditação, oração ou respiração profunda;
— deixar de ver o celular pelo menos duas horas antes de ir dormir;
— Não ter televisão no quarto;
— evitar assistir a programas violentos;
— terminar a última refeição pelo menos duas horas antes de ir dormir;
— tomar um chá de camomila ou outras ervas relaxantes e deixar o café de lado a partir das 2 da tarde;
— diminuir os barulhos do ambiente;
— Prestar atenção nas músicas que tem ouvido e também nas letras (o que evocam?);
— ficar de olho no tipo de conversa que tem tido a partir das 8 horas da noite, desviando de preocupações;
— fazer uma revisão de como foi seu dia escrevendo como está se sentindo e qual foi o melhor momento do dia e também o mais desafiante. Quais pensamentos foram despertados por esses eventos?;
— fazer do banho quente sua última atividade antes de deitar-se na cama.
Para os casados, também acho importante acrescentar: dormir todos os dias ao lado de alguém é realmente bom para você? Muitas vezes as duas pessoas que formam um casal têm hábitos diferentes, pesos diferentes, estados energéticos diferentes e as duas na mesma cama todos os dias pode ser desgastante. É importante conversar sobre isso e avisar o parceiro ou a parceira que dormir num outro quarto de vez em quando não significa falta de amor, e sim, apenas, o cuidado de preservar a delicadeza do sono de cada um.
As orientações são inúmeras e todas elas ajudam, com certeza. Porém, trabalho num caminho mais profundo. Realmente pergunto para a pessoa que está com dificuldade de dormir o que está tão inquieto dentro dela. e por que ela não está conseguindo se entregar para o grande mistério de “desligar o ego” e o controle e deixar-se levar pelo e para o desconhecido.
“À noite recebo o beijo do sono… e por esse beijo deixo-me encantar e voar…” É um trecho de um poema despretensioso de 2020.
Se você sente dificuldade em adormecer, que tal olhar com honestidade para sua inquietude e começar a dialogar com ela? O que realmente está acontecendo com você? Não com o mundo, não com seus filhos, não com seus pais, não com seu parceiro ou parceira, não com o seu corpo nem com sua casa, mas apenas com você.
Mirando novamente no centro da questão, é importante pensar como está a sua vida e buscar caminhos para encontrar cada vez mais um sentido para ela. Viver uma vida sem sentido, apenas para cumprir obrigações familiares e sociais, não traz felicidade para ninguém. Uma pessoa infeliz pode se anestesiar num sono exagerado ou apresentar dificuldades de dormir.
O trabalho de autoconhecimento proporcionado por uma psicoterapia é fundamental para ir no cerne da questão. Uma vez escutei uma frase que nunca esqueci, não lembro bem de quem é, mas ela diz assim: “Quem tem por que viver suporta quase qualquer como”. Na minha opinião, a raiz da dificuldade de adormecer é não ter um sentido maior para viver. Uma pessoa feliz com certeza vive e dorme melhor!
Publicado em VEJA São Paulo de 8 de fevereiro de 2023, edição nº 2827
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
A curadoria dos autores convidados para esta seção é feita por Helena Galante. Para sugerir um tema ou autor, escreva para hgalante@abril.com.br