Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Cidade das Crianças Por Blog Os melhores programas para crianças e família espalhados por São Paulo. Por Maria Alice Prado (maria.alice@abril.com.br)

Como é a sala de escape temática do Bob Esponja?

O desafio é proteger a receita do hambúrguer de siri de Plankton, o vilão da série animada da Nickelodeon

Por Alice Padilha Atualizado em 3 set 2019, 20h06 - Publicado em 3 set 2019, 18h14

Descobri recentemente, por acaso, que o Bob Esponja tem a mesma idade que eu. O personagem, que acompanhou minhas manhãs durante quase toda a infância, também sopra as velinhas pela vigésima vez em 2019. Pois é, faz bastante tempo! Em comemoração ao aniversário do protagonista da animação de Stephen Hillenburg, a Escape 60, em parceria com a Nickelodeon, montou uma sala temática para homenagear o famoso calça-quadrada. O espaço é inspirado no estabelecimento Siri Cascudo.

Se você nunca ouviu falar em Escape 60, cabe aqui uma breve explicação: a marca desenvolve salas temáticas, onde visitantes ficam trancados e precisam resolver enigmas para conseguir… escapar! Você e seus amigos têm até 60 minutos para encontrar uma saída — depois desse tempo, a porta é aberta e a equipe perde a brincadeira. Há jogos para todos os públicos, dos clássicos do terror a infantis, como Detetives do Prédio Azul. A modalidade já era famosa em plataformas online nos anos 2000 e foi adaptada para a realidade fora das telas há alguns anos. Uma rápida pesquisa no Google por online escape games ainda gera alguns milhões de resultados.

Nunca fui muito boa nos games online e estratégia não é bem meu forte — quase sempre desisto antes de conseguir escapar dos quartos. Também não recordo muitos detalhes sobre a Fenda do Biquini, mas resolvi explorar a novidade do Escape 60 mesmo assim. Pelo menos contei com a ajuda de outros sete cérebros, já que a organização exige um mínimo de quatro pessoas (e no máximo oito) para participar da brincadeira.

Estrela da festa: o hamburger de siri Divulgação/Divulgação

O desafio da sala é proteger a receita do hambúrguer de siri de Plankton, o vilão da série animada da Nickelodeon — mas não tem ninguém vestido como o personagem correndo atrás dos participantes. Também não é necessário ser um grande fã de Bob Esponja para resolver os enigmas. As qualidades exigidas são: um olhar bem atento para pistas escondidas, raciocínio lógico, trabalho em equipe e paciência sob pressão. É válido ressaltar que não há nenhuma dica em lugares altos (não é necessário subir em móveis) e nem embaixo de objetos pesados. A lombar agradece!

Antes de entrar na sala, é necessário deixar todos os pertences do lado de fora, em armários com cadeados disponibilizados pela marca. Principalmente o celular — o que inviabiliza as fotos do local, mas faz sentido quando considerado o potencial do aparelho de estragar o desafio. Em compensação, os visitantes recebem uma prancheta e lápis, onde devem anotar informações importantes ao longo da partida. A cenografia do lugar é um deleite para os saudosistas e reproduz com precisão o restaurante do desenho, em menor escala.

Continua após a publicidade

Divulgação/Divulgação

O jogo é uma sequência de enigmas que, ao serem resolvidos, geram novos desafios em uma ordem lógica. Acredito que contar mais do que isso seja estragar a experiência, mas vale esperar momentos surpreendentes, com jogos de luz negra e compartimentos secretos. A organização observa tudo pelas câmeras e microfones espalhados pela sala e soltam algumas dicas por áudio quando os participantes ficam muito tempo presos em um problema. Também é possível pedir por elas a qualquer momento.

Se você não se sente muito atraído pela ideia de ficar preso em uma sala por uma hora, o “botão do pânico” é seu melhor amigo. Em caso de emergência, basta apertá-lo e será possível sair a qualquer momento. Atenção: participantes que deixam o jogo não podem retornar.

A sala é a primeira da rede a ter duas versões: uma para adultos e outra dedicada especialmente às crianças, recomendada a partir dos 8 anos. Os enigmas são completamente diferentes e o nível de dificuldade é, evidentemente, maior na primeira opção.

A única ressalva fica para o preço: o passeio de uma hora (ou menos) sai a 85 reais por pessoa. A marca não disponibiliza nenhum tipo de meia-entrada ou descontos progressivos para quem levar mais participantes. Mas rolam promoções mensais, divulgadas no Facebook e no Instagram. Os ingressos podem ser comprados no site, com dia e hora marcada.

Voltaria? Cada desafio completo deixa para trás um sentimento de satisfação e euforia, que só aumenta quando a equipe vence o jogo. Fica um gostinho de “quero mais” e uma curiosidade para desbravar os outros temas disponíveis. Mas, por esse valor, não voltaria. Vale como experiência única ou evento comemorativo. Escape 60 Jardins. Avenida Rebouças, 765, Jardim Paulista, ☎3061-1911. Segunda a quinta, 10h às 22h30; sexta e sábado, 10h às 23h50; domingo, 10h às 22h30. R$ 84,90 por pessoa.

Continua após a publicidade

Publicidade