Imagem Blog

Corrida

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Os sinais que o corpo dá

Motivação é tudo na corrida. É bom ter uma meta, é bom superar seus limites. Mas é bom também ouvir seu corpo e perceber a hora de pegar mais leve. A química boa da atividade física que ocorre no organismo e dá prazer, quando ultrapassa o limite do saudável provoca deficiências e desequilíbrios. Sabia que […]

Por VEJA SP
Atualizado em 27 fev 2017, 10h45 - Publicado em 24 Maio 2013, 17h12

Cansaço excessivo, dores musculares e outros sinais: fique atento ao que seu corpo fala (Foto: Cultúra Images/Cultúra Images RF/Latinstock)

Motivação é tudo na corrida. É bom ter uma meta, é bom superar seus limites. Mas é bom também ouvir seu corpo e perceber a hora de pegar mais leve. A química boa da atividade física que ocorre no organismo e dá prazer, quando ultrapassa o limite do saudável provoca deficiências e desequilíbrios. Sabia que atletas muito motivados estão entre os mais suscetíveis à síndrome do excesso de treinamento ou overtraining?

Além deles, também fazem parte desse grupo de risco atletas de alto rendimento; os que retornam precocemente aos treinos, antes de estarem completamente recuperados; indivíduos com orientação técnica inadequada. Ou seja, acontece com corredores de todos os níveis. Então você tem que estar atento ao que seu corpo fala. Cansaço excessivo, dores musculares intensas, irritabilidade, perda de peso exagerada, dores de cabeça, falta de energia, insônia, aumento de frequência cardíaca e da pressão arterial são sinais de alerta para reavaliar seus planos.

Reduzir a carga de treinamento temporariamente não vai fazer mal algum – é só um tempo para você voltar a se sentir melhor e mais disposto. Ao ignorar isso, você só aumenta o risco de lesões e de ter de parar por um tempo bem maior. Pense em correr para a vida toda e não apenas para bater um recorde pessoal.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.