Projeto de lei quer liberar animais no transporte público
Um projeto de lei do vereador e líder evangélico David Soares (PSD) prevê regularizar o transporte de animais de estimação em ônibus, metrôs e trens municipais. Aprovado no último dia 11 pela Comissão de Constituição e Justiça, deve enfrentar ainda, sem previsão de data, mais três comissões até chegar ao plenário para votação dos vereadores. […]
Um projeto de lei do vereador e líder evangélico David Soares (PSD) prevê regularizar o transporte de animais de estimação em ônibus, metrôs e trens municipais. Aprovado no último dia 11 pela Comissão de Constituição e Justiça, deve enfrentar ainda, sem previsão de data, mais três comissões até chegar ao plenário para votação dos vereadores.
De acordo com a proposta (que pode ser lida na íntegra aqui), os animais devem pesar até 10 quilos e ficar em caixinhas adequadas para usufruir do benefício. Antes de embarcar, os donos precisam apresentar a carteira de vacinação – em dia – do pet.
Estuda-se cobrar uma tarifa comum para o transporte do peludo. Cada veículo poderá levar, no máximo, dois deles por vez.
A ideia é boa principalmente para quem não tem carro ou não pode bancar o transporte de seu cão ou gato em táxis, mas é preciso ter bom senso para que a situação não atrapalhe os outros passageiros.