Imagem Blog

Arte ao Redor

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo
Continua após publicidade

Mostra de realidade aumentada do MAM terá obras espalhadas pelo Ibirapuera

Com produções inéditas de dez artistas, a exposição inovadora abre ao público no dia 22 e poderá ser acessada no local via celular, por meio de QR Code

Por Tomás Novaes
14 jul 2023, 06h00

No ano que marca as três décadas da inauguração do seu Jardim de Esculturas, o Museu de Arte Moderna (MAM-SP) expande sua galeria ao ar livre com uma exposição inédita de realidade aumentada, que abre no próximo sábado (22).

Espalhadas pelo Parque Ibirapuera, as dez obras digitais produzidas para a mostra Realidades e Simulacros poderão ser acessadas via celular, por meio de QR codes, e aparecerão em meio à paisagem através das câmeras dos aparelhos.

“É algo inédito, que nunca foi feito em uma instituição aqui no Brasil — e, até onde eu sei, nem no mundo. Além de ser gratuita, em um espaço público. Temos a expectativa de atrair muitas pessoas”, conta Cauê Alves, curador-chefe do MAM e da mostra, ao lado de Marcus Bastos.

+ ARTE DIGITAL: Os bastidores das exposições imersivas, que conquistam mesmo sem obras originais

Os artistas que participam são Daniel Lima, Dudu Tsuda, Eder Santos, Fernando Velázquez, Giselle Beiguelman, Katia Maciel, Lucas Bambozzi, Regina Silveira, Paola Barreto e o Coletivo Coletores.

Entre as produções, estão um disco voador, a recriação de espécies nativas do Ibirapuera, com auxílio de inteligência artificial, e uma criatura orgânica que paira sobre o lago.

Para o museu, a mostra é um marco. “Exibimos arte moderna, mas somos muito conectados com o contemporâneo. Esperamos que essa novidade atinja pessoas que não têm o hábito de frequentar exposições”, diz Cauê, que vê com bons olhos a inovação tecnológica na arte.

“Todo mundo falando do clipe da Elis Regina, e a gente aqui fazendo obra de arte, que é muito mais legal que uma propaganda”, comenta. MAM-SP. Parque Ibirapuera. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Mariana, ☎ 5085-1300. Até 17/12. Grátis. mam.org.br. ■

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 19 de julho de 2023, edição nº 2850

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.