Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Artista francesa ORLAN abre sua primeira mostra individual na América do Sul

Abrangendo sua produção desde a década de 1960 até os dias atuais, a mostra 'Tornar-se ORLAN' está em cartaz no Sesc Avenida Paulista

Por Tomás Novaes
22 set 2023, 06h00

A artista performática francesa ORLAN está com sua primeira exposição individual na América do Sul, em cartaz no Sesc Avenida Paulista.

Abrangendo sua produção desde a década de 1960 até os dias atuais, a mostra Tornar-se ORLAN reúne mais de sessenta obras em que o elemento principal é o próprio corpo da autora.

orlan-grande-odalisca-exposição-sesc
ORLAN em ‘A Grande Odalisca, de Ingres’ (1977): autorretrato. (Studio ORLAN/Courtesy ORLAN and Ceysson & Bénétière/Adagp/Divulgação)

Vídeos, esculturas e fotografias, como Segundo Ato: As Mulheres que Choram Estão com Raiva, nº 7 (2019) e o autorretratro ORLAN em A Grande Odalisca, de Ingres (1977), compõem o rico acervo marcado pelo olhar contemporâneo sobre cada época, sempre a partir de uma perspectiva feminista.

Pioneira da performance, a artista de 76 anos renuncia seu nome de batismo desde 1964, como uma forma de contestar normas da sociedade patriarcal, como a adoção do nome paterno — desde então, ORLAN vem criando continuamente.

A curadoria é de Alain Quemin e Ana Paula Simioni. 14 anos. Sesc Avenida Paulista. Avenida Paulista, 119, Bela Vista, ☎ 3170-0800. Ter. a sex., 10h/21h30. Sáb., 10h/19h30. Dom., 10h/18h30. Grátis. Até 28/1/24. sescsp.org.br.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 22 de setembro de 2023, edição nº 2860

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.