Imagem Blog

Arte ao Redor

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Legado do crítico de arte Mario Pedrosa é tema de mostra no Itaú Cultural

A exposição aborda a trajetória do intelectual pernambucano (1900-1981) com documentos, fotografias, reproduções de obras de arte e vídeos

Por Tomás Novaes
27 out 2023, 06h00

A Ocupação Mario Pedrosa está em exibição no Itaú Cultural (IC). A vida e a obra do crítico de arte pernambucano (1900-1981) são os temas da mostra, que reúne 300 peças, entre documentos, fotografias, reproduções de obras de arte e vídeos.

Um dos destaques é uma carta dos anos 70 assinada por Pablo Picasso, Alexander Calder, Henry Moore e Edouard Pignon, endereçada ao general Garrastazu Médici, em protesto contra a ordem de prisão de Pedrosa.

ocupação-mario-pedrosa-bienal-1961
Abertura da VI Bienal de São Paulo, 1961: direção-geral do crítico (Athayde de Barros/Divulgação)

Comunista e depois social-democrata, o intelectual foi vítima de perseguições políticas tanto no governo de Getúlio Vargas quanto na ditadura militar, o que levou a uma vida de exílios e retornos temporários.

Continua após a publicidade

Formado pela Faculdade de Direito de São Paulo, sua atividade na crítica jornalística e no ensaísmo foi definitiva na consolidação de movimentos inovadores como a arte cinética e o concretismo paulista.

O crítico também teve importante atuação nas instituições culturais brasileiras, sendo membro da comissões organizadoras das primeiras Bienais de São Paulo, e até, em 1961, ocupando o cargo de diretor-geral da mostra, além de diretor do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP).

A exposição dialoga com Ensaios para o Museu das Origens, em cartaz até 28 de janeiro nos três andares do IC, inspirada na proposta do crítico para a reconstrução do MAM-Rio após incêndio em 1978.

A curadoria é da Equipe Itaú Cultural (Núcleo de Artes Visuais e de Acervos e Núcleo Enciclopédia e de Memória) e de Marcos Augusto Gonçalves. Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149, ☎ 2168-1777. Ter. a sáb., 11h/20h; Dom., 11h/19h. Até 18/2/2024. Grátis. itaucultural.org.br.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 27 de outubro de 2023, edição nº 2865

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.