Avatar do usuário logado
Usuário
Imagem Blog

Arte ao Redor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo

Exposição mostra o golpe militar no Chile pelas lentes de Evandro Teixeira

No Instituto Moreira Salles (IMS), a mostra 'Evandro Teixeira, Chile 1973' reúne cerca de 160 imagens do fotojornalista baiano

Por Tomás Novaes 31 mar 2023, 06h00 | Atualizado em 5 jun 2026, 13h04
Imagem mostra soldado revistando homem com placa de identificação
Preso político no Estádio Nacional, em Santiago: cenas de 1973. (Acervo IMS_Coleção Evandro Teixeira/Divulgação)
Continua após publicidade
Exposição mostra o golpe militar no Chile pelas lentes de Evandro Teixeira Priorizar nos meus resultados Google

Em cartaz no Instituto Moreira Salles (IMS), a mostra Evandro Teixeira, Chile 1973 traz registros preciosos do golpe militar no país andino através das lentes do fotojornalista.

As cerca de 160 imagens em preto e branco, além de livros e outros objetos, como máquinas fotográficas e crachás de imprensa, resgatam momentos como o enterro do poeta Pablo Neruda (1904-1973), os tanques do exército nas ruas de Santiago e os presos políticos no Estádio Nacional.

Hoje com 87 anos, o baiano atuou no jornalismo por quase seis décadas, sendo 47 anos no Jornal do Brasil.

A curadoria é de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS. Instituto Moreira Salles — IMS Paulista. Avenida Paulista, 2424, ☎ 2842-9120. ♿ Ter. a dom., 10h/20h. Até 30/7. Grátis. ims.com.br.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 5 de abril de 2023, edição nº 2835

+Assine a Vejinha a partir de 9,90.

Continua após a publicidade

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Multidão de pessoas em protesto na rua, com prédios ao fundo, e texto UM PAÍS SE FORTALECE COM INFORMAÇÃO. À direita, texto Jornalismo de qualidade para entender o Brasil, o mundo e tomar decisões mais conscientes. veja com várias capas da revista Veja em perspectivaMultidão de pessoas de costas, com braços erguidos, em protesto numa rua urbana com prédios altos e árvores. À direita, várias capas da revista Veja sobrepostas, com manchetes e fotos de pessoas
Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 32,90/mês