Relação entre seres humanos e a natureza é tema central em mostra de Claudia Jaguaribe
Artista lança também 'Asphalt Flower', livro inédito com base em série fotográfica de jardins brasileiros
Quando Eu Vi a Flor do Asfalto revisita parte da trajetória fotográfica de Claudia Jaguaribe. Em suas obras, a natureza é um tema muito presente, com ênfase na relação com os seres humanos. “Desde 2008 venho trabalhando sobre a questão da natureza e cultura, como se cruzam, se antagonizam e se completam”, afirma a artista.
+ Pinturas de Mauro Piva inspiradas em Caravaggio são expostas na Galeria Leme
Fotografias estão reunidas nas séries Flor do Asfalto (2020) e Jardim Imaginário (2019), que também tem fotoesculturas e mostra a exuberância e as cores vibrantes da flora em encontro ao ambiente urbano.
Claudia produziu imagens em reservas ambientais e em jardins brasileiros emblemáticos, como o Parque Inhotim, em Minas Gerais, e o Sítio Roberto Burle Marx, no Rio de Janeiro.
+ ‘Elipse, Eclipse, Apocalipse’: arte e ciência juntas em exposição no Planetário do Carmo
“É, sobretudo, uma experiência da diversidade da linguagem fotográfica no conceito e na forma”, acredita.
Junto à abertura, neste sábado (20), acontece o lançamento de seu livro inédito, Asphalt Flower, pela francesa Editions Bessard, pensado em formato leporello, com uma folha dobrada em várias partes, e que traz como base as imagens de Jardim Imaginário.
Galeria Marcelo Guarnieri. Alameda Lorena, 1835, Jardim Paulista, ☎ 3063-5410. Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 10h/17h. Grátis. Até 24/9. galeriamarceloguarnieri.com.br.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 24 de agosto de 2022, edição nº 2803