Museu Afro inaugura mostra ‘Bará’, individual de Gustavo Nazareno
Com cerca de 230 trabalhos, a exposição do artista mineiro homenageia o orixá Exu, entre pinturas a óleo sobre linho e desenhos em carvão
A partir deste sábado (13), o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo recebe a exposição Bará, de Gustavo Nazareno.
Com cerca de 230 trabalhos, a mostra individual do artista mineiro homenageia o orixá Exu, entre pinturas a óleo sobre linho e desenhos em carvão, que partiram de uma oferenda para a entidade.
Inspirações como contos de fada e fábulas ajudam a criar ora paisagens deslumbrantes em branco e preto ora representações de divindades, como Oxóssi (acima, em destaque).
Soma-se à mostra um significado especial pela data em que será aberta, o Dia da Abolição da Escravatura, e pelo projeto ter sido firmado pelo ex-diretor do espaço, Emanoel Araújo (1940-2022).
Com curadoria do pesquisador Deri Andrade, a exposição integra o primeiro conjunto de mostras temporárias após o falecimento do fundador do Museu, em setembro passado.
Museu Afro Brasil Emanoel Araujo. Parque Ibirapuera. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Mariana, 3320-8900. Acess. Ter. a dom., 10h/17h. R$ 15,00 (grátis às quartas-feiras). Até 1/10. museuafrobrasil.org.br.