Avatar do usuário logado
Usuário
Imagem Blog

Arte ao Redor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo

Galerias Apartamento 61 e Simões de Assis unem arte e design em mostra

Exposição reúne 24 nomes de diferentes gerações, que fogem de dicotomias e misturam linguagens em suas obras, incluindo Lina Bo Bardi

Por Ana Mércia Brandão
3 set 2025, 15h06 •
exposicao-apartamento-61-simoes-de-assis
Móvel de Maximiliano Crovato: um dos designers em cartaz (Estúdio em Obra/Divulgação)
Continua após publicidade
  • As galerias Apartamento 61, de design, e Simões de Assis, de arte, se unem na produção de Qualquer Forma É Outra Forma, que abre na segunda (8). A exposição reúne 24 artistas e doze designers brasileiros de diferentes gerações, combinando peças de mobiliário e produções visuais emolduradas pela arquitetura.

    lenora-de-barros-exposicao
    Obra da série ‘Ping Poema para Boris’ (2000), de Lenora de Barros (Edouard Fraipont/Divulgação)

    A ideia é reunir artistas que fogem de dicotomias e misturam linguagens em suas obras, mostrando as aproximações entre arte e design — e arquitetura, em um jogo com os elementos da casa que sedia a Apartamento 61, desenhada pelo escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret em 1939 e reformada pelo arquiteto Rino Levi em 1960.

    Alexandre Canônico, Ana Hortides, Emanoel Araujo, Ione Saldanha, Lenora de Barros, Mano Penalva, Marepe, Marilá Dardot, Nelson Leirner e Suanê são alguns dos artistas em exibição. Os designers incluem Jorge Zalszupin, Lina Bo Bardi, Lucio Costa, Luiz Solano e Maximiliano Crovato.

    Apartamento 61. Rua João Moura, 100, Pinheiros, ☎ 3086-1752. Seg. a sex., 10h/18h. Sáb., 10h/14h. Grátis. Até 25/10.

    Continua após a publicidade

    Publicado em VEJA São Paulo de 5 de setembro de 2025, edição nº 2960.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês