Galeria inaugura mostra para centenário do pintor Antônio Bandeira
'Desfolharei Meus Olhos Neste Escuro Véu' é o nome da exposição na Almeida & Dale que reúne mais de cinquenta obras do expoente do abstracionismo brasileiro
Em homenagem ao centenário de nascimento do pintor cearense Antônio Bandeira (1922-1967), a Galeria Almeida & Dale inaugurou a mostra Desfolharei Meus Olhos Neste Escuro Véu.
+ Labirinto modernista: exposição Cem Anos Modernos é inaugurada no MIS
Mais de cinquenta obras do artista expoente do abstracionismo brasileiro ocupam o térreo do espaço, com peças que datam desde sua chegada a Paris, em 1946, onde estudou na Escola Superior de Belas Artes e na Académie de La Grande Chaumièr, até o ano de sua morte.
Além de celebrar a efeméride, a exposição, com curadoria da pesquisadora Galciani Neves, busca destacar Bandeira sob um novo prisma, que se aproxima da subjetividade dele — vide o próprio título da exibição, que remete à terra natal do pintor, um verso da canção Noturno (Coração Alado), dos irmãos também cearenses Caio e Graco Sílvio, famosa na voz de Fagner.
Seguindo um percurso não cronológico, as salas dividem-se em temas e cores: paisagens escuras preenchem o primeiro espaço, seguido por uma reunião de quadros de tons azulados em outro, e, depois, de árvores multicoloridas em uma terceira área. Autorretratos de diversos momentos da vida do abstracionista também permeiam o trajeto, costurando o conjunto de telas.
Almeida & Dale Galeria de Arte. Rua Caconde, 152, Jardim Paulista. ☎ 3882-7120. → Seg. a sex., 10h/18h. Sáb. 11h/16h. Até 2/7. Grátis. almeidaedale.com.br.
+Assine a Vejinha a partir de 12,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 22 de junho de 2022, edição nº 2794