Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

3 restaurantes para comer as melhores carnes de São Paulo

Fãs de churrasco, se ainda não foram conhecer, coloquem na lista de endereços obrigatórios o Osso, o Varanda Grill e o Dinho's

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 dez 2025, 19h52 - Publicado em 4 dez 2025, 17h51
comer e beber 2025
T-bone de até 39 dias: um dos cortes de longa maturação da churrascaria Osso (Ligia Skowronski/Veja SP)
Continua após publicidade

São Paulo é a terra da cozinha italiana, da culinária japonesa e também do churrasco. A qualidade das carnes que se saboreiam na cidade é excepcional.

Minha recomendação é provar os melhores grelhados da capital no Osso, ganhador da categoria no guia COMER & BEBER 2025, e ainda nos finalistas Varanda Grill e Dinho’s. Confira a seguir:

Osso

Nascido em Lima em 2013 como um projeto do açougueiro peruano Renzo Garibaldi, o restaurante cruzou os Andes e desembarcou na cidade três anos atrás em uma parceria firmada com o empresário Alexandre Mora e o filho dele Guilherme. O tri-campeão de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER mantém a grelha sob o comando da chef Isabella Ítalla, enquanto a gerente Neide Pedrosa recebe a clientela com enorme cordialidade.

Da grelha, saltam ótimos cortes, entre eles os longamente maturados, caso de um espetacular t-bone de até 39 dias de maturação — as peças menores com osso têm em torno de 600 gramas. Prove ainda o  chorizo de curraleiro pé-duro, gado de pequeno porte trazido pelos portugueses para a região do Rio São Francisco, que voltou com força total ao cardápio de casas do ramo.

As hortaliças assadas no forno a carvão espanhol são a dica de acompanhamento. Antes, pode ser solicitada a porção de mollejas, nome em espanhol da glândula timo grelhada e servida com farofa cítrica e molho anticuchero de pimenta panca, shoyu e tomilho. Fãs de doces podem escalar o bolo de chocolate cremoso com farofa de bacon e sorvete de leite na saideira. Apenas no jantar, há a possibilidade de provar a degustação em nove etapas.

Continua após a publicidade

Rua Bandeira Paulista, 520, Itaim Bibi, tel. 3167-3816. Tem acessibilidade. $$$

duas panelas de ferro preta, uma com dry aged com arroz de tutano
Osso: a carne dry aged 100 dias de vaca velha na companhia de arroz de tutano (Ligia Skowronski/Divulgação)

Varanda Grill

Um dos maiores especialistas em carnes da cidade, Sylvio Lazzarini e sua equipe servem cortes de qualidade como o assado de tira e o bife de chorizo, que chegam à mesa impecáveis. De companhia, não perca a porção de mandioca frita crocante. Antes, uma sugestão de rio: a deliciosa costelinha de tambaqui na brasa. Caçula de Sylvio, o chef Fabio Lazzarini faz uma concorrida degustação, que ele chama de omakasê da carne. É servida no balcão da unidade da Faria Lima, no jantar, para apenas seis pessoas, somente sob reserva. Compõe-se de quinze etapas e pode incluir pratos como o tempurá de shissô com crudo de wagyu e ovas.

Continua após a publicidade

Rua General Mena Barreto, 793, Itaim Bibi, tel. 3887-8870. Tem acessibilidade. $$$

comer e beber 2025
Varanda Grill: um formidável assado de tira (Ligia Skowronski/Veja SP)

Dinho’s

Sob o comando do sócio Paulo Zegaib, responsável pela administração e pela cozinha, o restaurante fundado pelo pai dele, Fuad Zegaib (1932­ 2022), continua ótimo aos 65 anos. Localizado no térreo do Qoya Hotel, no Paraíso, faz um dos melhores choripáns da cidade, ideal para partilhar. Dos cortes, o bife de chorizo é espetacular em sabor, maciez, ponto e quantidade de sal.

Continua após a publicidade

Alameda Santos, 86, (Qoya Hotel), Paraíso, tel. 3016-5333. Tem acessibilidade. $$$

comer e beber 2025
Dinho’s, um veterano do mundo do churrasco: bife de chorizo no ponto certo (Ligia Skowronski/Veja SP)

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 29,90/mês