Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Sem alarde, Pitanga passou a abrir no jantar

Conhecido pelos atraentes bufês de almoço, o Pitanga vem passando por modificações desde a metade do ano passado. O fundador Gilberto Geronimo Oller, o Peninha, cuja trajetória você conhece aqui, vendeu a casa para Rodrigo Tambelli em junho. Essa informação, porém, só se tornou conhecida no fim do ano passado. Aliás, o site do restaurante […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 12h44 - Publicado em 19 jan 2012, 00h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pitanga: opções à la carte no jantar (Foto: Arnaldo Lorençato)

    Publicidade

    Conhecido pelos atraentes bufês de almoço, o Pitanga vem passando por modificações desde a metade do ano passado. O fundador Gilberto Geronimo Oller, o Peninha, cuja trajetória você conhece aqui, vendeu a casa para Rodrigo Tambelli em junho. Essa informação, porém, só se tornou conhecida no fim do ano passado. Aliás, o site do restaurante está precisando de uma modificação urgente. Continua com as sugestões do Peninha.

    Publicidade

    Tambelli: agora dono de restaurante (Foto: divulgação)

    Antes de se tornar chef e dono do Pitanga, o novo proprietário estudou educação física e fez mestrado em fisiologia humana na USP. Só então descobriu que queria ser cozinheiro, o que o levou a ingressar no curso de gastronomia do Senac, concluído em 2008. Em seguida, trabalhou em estabelecimentos como o Nonno Ruggero, do Shopping Cidade Jardim, o Kaá, sob a orientação do francês Pascal Valero, e o Pecorino, onde foi subchef.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Embora evite fazer alarde, Tambelli promoveu a primeira grande mudança no Pitanga ontem. O restaurante passou a abrir também para o jantar com opções à la carte e funciona de forma experimental nesta e na próxima semana, o tal “soft opening”.

    Patanisca: leveza no preparo de petisco português (Foto: Arnaldo Lorençato)

    Publicidade

    Fui conferir ontem mesmo. Ainda não estão disponíveis todos os itens do cardápio. O chef insiste em chamar as entradas de tapas, mesmo que poucas delas tenham uma pegada espanhola. Não imagino, por exemplo, uma taperia vendendo bruschettas sob o sol da Andaluzia. Enfim, virou moda chamar todo tipo de petisco de tapa.

    Continua após a publicidade

    Belisquei a porção de patanisca de bacalhau, uma fritura portuguesa feita com leveza. O prato principal, uma dupla de escalopes de filé-mignon deliciosamente malpassada chegou na companhia de um risoto de parmesão com cubos crocantes de abóbora.  A refeição com sobremesa (manjar de coco) e sem bebidas alcóolicas para uma pessoa deu 96,50 reais.

    Publicidade

    Escalope com risoto de abóbora: sugestão italiana (Foto: Arnaldo Lorençato)

    Causou certo desapontamento não a ausência de algumas opções do menu, mas o fato de o chef não ter um misto das chamadas tapas. Uma composição de vários petiscos seria muito bem-vinda. Agora é aguardar a fase de ajustes.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    (Clique na imagem para ampliar)

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.