Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Meu último almoço no Dolce Villa

Tem data marcada para acabar. Depois de dezesseis anos e meio, o Dolce Villa serve a última refeição em 6 de setembro e fecha as portas definitivamente no dia seguinte. “Não foi uma decisão fácil, porque o restaurante é uma paixão. Mas estava na hora de acabar”, diz Lindinha Sayon, chef e dona do endereço contemporâneo […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 12h12 - Publicado em 11 ago 2012, 01h03

A fachada graciosa: funcionamento somente até 6 de setembro (Foto: Arnaldo Lorençato)

Tem data marcada para acabar. Depois de dezesseis anos e meio, o Dolce Villa serve a última refeição em 6 de setembro e fecha as portas definitivamente no dia seguinte. “Não foi uma decisão fácil, porque o restaurante é uma paixão. Mas estava na hora de acabar”, diz Lindinha Sayon, chef e dona do endereço contemporâneo que sempre namorou a culinária italiana.

Ao longo desses anos, fiz deliciosas refeições no Dolce Villa. Algumas realmente memoráveis. Lembro-me de um espaguete com frutos do mar saboreado numa tarde encalorada de sábado e que sempre tive vontade de repetir. O melhor dessa casa de salão agradável e ótimo para um encontro a dois, era o padrão de qualidade de seus ingredientes e a regularidade com que as receitas eram preparadas pela equipe de Lindinha.

Lindinha: “Não foi uma decisão fácil, porque o restaurante é uma paixão. Mas estava na hora de acabar” (Foto: divulgação)

Minha última refeição foi no almoço do dia 20 de junho. Estava na companhia de Taciana Azevedo, responsável pela checagem de restaurantes, bares e comidinhas de VEJA SÃO PAULO. Provamos o couvert, que vem em suporte metálico na forma de uma torre com uma baguete quentinha ao centro e copinhos com patês e manteiga. Pedimos primeiro a berinjela à napolitana, feita de camadas do vegetal entremeadas de fatias de mussarela de búfala mais molho de tomate espesso. De prato principal, Taciana preferiu a versão da casquinha de siri. Em vez de ser colocada em conchas, chega como uma espécie de suflê sobre leite de coco ao lado de nhoque à romana. Fiquei com o peito de pato malpassado ao molho de amora guarnecido de risoto de rúcula e mussarela de búfala. A torta morna de pera com amêndoa e um toque de cachaça na companhia de sorvete de chocolate meio amargo foi nossa escolha para a sobremesa. Da pequena carta de vinhos, pedi o espanhol tinto Marqués de Tomares Excellence, de preço atraente.

Continua após a publicidade

Sei que não voltarei ao Dolce Villa. Quem passar pelo salão, terá chance ainda de provar esses ou outros pratos. Também poderá comprar qualquer uma das peças do restaurante. Das torres metálicas que sustentam o couvert às mesas com tampo de mosaico, passando pela adega climatizada, tudo está à venda.

Salão perfeito para um encontro a dois: tudo está à venda (Foto: Arnaldo Lorençato)

Veja os pratos provados:

#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Confira o cardápio completo com preços:

Entradas e massas (clique para ampliar)

Carnes (clique para ampliar)

Sobremesas (clique para ampliar)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.