Le Pain Quotidien: rede belga de padarias invade a capital
Como VEJA SÃO PAULO adiantou no Terraço Paulistano, a cadeia de padarias belgas Le Pain Quotidien, surgida na cidade de Bruxelas em 1990, desembarca na capital trazida pelo empresário Ricardo Rinkevicius, dono também dos restaurantes de culinária chinesa Ping Pong. Espalhada por 17 países, a rede criada por Alain Coumont ramifica-se em 170 lojas. Tem como um […]
Como VEJA SÃO PAULO adiantou no Terraço Paulistano, a cadeia de padarias belgas Le Pain Quotidien, surgida na cidade de Bruxelas em 1990, desembarca na capital trazida pelo empresário Ricardo Rinkevicius, dono também dos restaurantes de culinária chinesa Ping Pong.
Espalhada por 17 países, a rede criada por Alain Coumont ramifica-se em 170 lojas. Tem como um dos mais fortes atrativos o uso de farinha de trigo orgânica na produção da variedade de pães que tira do forno. Nas unidades paulistanas, há a promessa de servir inclusive cafezinho orgânico, de grãos arábica vindos da Fazenda Ambiental Fortaleza, em Mococa, no interior de São Paulo.
Originalmente, a primeira unidade seria nos Jardins, na Rua Haddock Lobo, 1025, onde hoje está a loja de utensílios de cozinha Good Cook, ponto antes ocupado pela extinta Futon & Home. Conversei com Rinkevicius, que me contou ter feito uma correção de rota. “Desistimos daquele imóvel e levaremos essa unidade para um shopping”, explica o empresário, que inaugura três lojas quase que simultaneamente na cidade.
Se não houver atrasos, coisa muito rotineira em obras, a primeira delas abre as portas no próximo dia 21, no número 146 da Rua Wisard, na Vila Madalena. Logo na sequência, baguetes e brioches poderão ser comprados no Shopping Cidade Jardim, a partir de 4 junho. Treze dias depois, deve entrar em funcionamento a unidade da Rua Paes de Araújo, 178, no Itaim.
Para cuidar das fornadas, foi convidado o padeiro Paulo Konig, que acaba de dar baixa no Le Vin Boulangerie para ser o braço-direito da chef-executiva Paula Villa Boas (titular inclusive Ping Pong).
“Estamos investindo cerca de 1 milhão de reais em cada loja”, contabiliza Rinkevicius, que tem como sócios Xavier Pipart, franqueado da marca, e um fundo de investimentos belga. “Em menos de vinte dias, vamos invadir a cidade”, garante.
Conheça o visual das lojas:
#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */