Eataly serve também pizzas romanas
O espaço antes ocupado pela bela padaria do shopping gastronômico será agora uma pizzaria
Sabe aquela padaria linda que havia nos fundos do térreo do Eataly? Pois é, não existe mais. Ou melhor, foi transferida para um canto do shopping gastronômico e reduzida a um pequeno balcão.
No mesmo lugar da panificadora, começa a funcionar amanhã a Pizza Romana. Em vez da versão convencional em discos, o novo restaurante da praça de alimentação do Eataly vende a especialidade como na capital da Itália. Ou seja, em formato retangular alongado e em pedaços. A massa também é mais grossa que das pizzas da Rossopomodoro, premiada a melhor pizzaria de São Paulo por Veja Comer & Beber. Passa longe do estilo napolitano, com coberturas sempre com um único sabor.
A Pizza Romana oferece massa preparada com levedura, que fermenta por 36 horas. Na hora de assar, passar mais tempo no forno do que a napolitana, com a promessa de ficar mais crocante. Minha experiência em Roma é um tanto diferente e nas minha memória essa pizza em pedaços, ou al taglio, como se diz por lá, são assadas com antecedência em fornos elétricos, onde também são aquecidas e, por isso, raramente crocantes.
Há nove sugestões de cobertura com nome de lugares turísticos da Cidade Eterna. Na piazza navona, vai molho de tomate, stracciatella e presunto de Parma. A colosseo é a clássica margherita rebatizada e a fontana di trevi, uma mescla de molho de tomate, mussarela de búfala, berinjela e parmesão. Fãs de mortadela poderão comer o embutido cortado bem fininho, recheio da pizza branca. Colorida, a trinità dei monte combina molho de tomate, stracciatella, azeitona e orégano. Todas são vendidas por quilo, por preços de 68, reais, 72 reais ou 78 reais, de acordo com o sabor.
A conferir.