Eataly fecha seu principal restaurante
Com salão próprio e instalado no mezanino, o Brace Bar & Griglia se transformará em espaço pop-up
Comandado pela chef Ligia Karazawa, o Brace Bar & Griglia, no mezanino do megaempório gourmet Eataly, sempre foi um sucesso. Não faltava público para disputar os 115 lugares do salão, o único o shopping gastronômico que não fica entre prateleiras com produtos comestíveis e de beber.
O restaurante, inundado de luz natural durante o dia, fecha as portas entre 18 e 21 de junho. Reabre para o público no dia 22 e permanece com um novo formato até 21 de setembro. Durante a temporada fria, passa a se chamar Radici por Brace e traz uma seleção de receitas de inverno filtradas por Ligia.
“É um conceito temporário. Sentíamos falta de uma cozinha que falasse do interior da Itália, a campanha e a tradição camponesa”, explica o italiano Luigi Testa, diretor geral do Eataly. “Vamos mostrar nossas raízes, uma cozinha clássica revisitada pelas mãos da Ligia com uma pegada mais contemporânea. Ela desenvolveu o conceito a partir de nossos fornecedores locais, as fazendas A Toca e Santa Adelaide.” A grelha continuará presente no preparo de carnes e peixes. E segue como elemento finalizador de várias matérias-primas.
Ligia conta que o cardápio foi criado a partir de pesquisas sobre referências de pratos do interior da Itália e de “eu reflexo na culinária do interior do Brasil”. O novo cardápio montado pela cozinheira traz calzoni ripieni di pancetta, broccoli e ricota (minicalzones recheados de carne de porco, brócolis e ricota na companhia de molho agridoce de melaço e pimenta dedo-de-moça), cappelletti in brodo (massa fresca recheada de carne com queijo parmigiano reggiano no caldo misto de frango e carne), pappardelle della nonna con polpettine (massa fresca larga ao molho rústico de tomate com almôndegas de carne), gallina di campagna (coxa de galinha caipira cozida lentamente com fregola cremosa, bacon, quiabo e milho na brasa) e castagnole & créme caramel (bolinhos fritos com canela, caramelo e pudim de leite com calda de framboesa).
As mudanças não se resumem só ao cardápio. Toda a decoração do lugar será revista. “Teremos árvores frutíferas e uma horta. Quero que as pessoas se surpreendam e entendam que estão em, um campo do interior da Itália”, reforça o executivo.
Antes da partida do Brace, almocei no restaurante. Tive a oportunidade de provar ótimos pratos que ficaram suspensos, pelo menos por enquanto: polenta rústica com ragu clássico de tomate com azeitona preta salpicado de pimenta calabresa, o atum grelhado ao molho de tomate espesso com escarola e purê de abóbora caboitiá e o igualmente delicioso tiramisu.
A conferir.
Clique em menu do Radici por Brace para conhecer os novos pratos do restaurante temporário.
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.